Decisão foi tomada na tarde desta segunda e vale até o dia 27 de julho
Foi divulgado na tarde desta segunda-feira (20) o resultado dos recursos do programa de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Em transmissão ao vivo, o governador Eduardo Leite destacou que após reunião do Gabinete de Crise, para o julgamento dos 59 recursos apresentados, dez regiões do Estado, que estavam sob vigência da bandeira vermelha desde a divulgação da prévia na última sexta-feira (17), voltaram à bandeira laranja, entre elas a região de Santa Cruz do Sul, que pela segunda semana seguida precisou encaminhar o pedido ao Comitê.
O governador comentou a ampliação do número de leitos e mesmo com isso a taxa de ocupação de 78% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) com pacientes de coronavírus. “Se a Covid-19 continuar crescendo da forma que está. Não teremos leitos suficientes. Reforço mais uma vez a necessidade do cuidado por parte da população”, ressaltou.
Oito regiões do Rio Grande do Sul permanecem em bandeira vermelha. Juntas elas somam 252 municípios, com mais de 63,6% da população do Estado – 7,2 milhões de pessoas.
A decisão tomada pelo Gabinete de Crise é valida até o dia 27 de julho, porém na próxima sexta-feira (24) uma nova prévia deve ser divulgada.
Novo Serviço
A partir desta segunda, um novo serviço será ativado pelo Governo do Estado. Através de mensagens pelos telefones celulares (SMS) serão enviados alertas. Para se inscrever é necessário enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP do município de origem. O sistema é o mesmo já usado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, para o envio de alertas meteorológicos.
Discussão com a Famurs
O Governo do Estado deve se reunir ainda nesta semana com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). De acordo com o governador, um dos temas a ser tratado no encontro é o aumento do tempo de divulgação dos resultados de bandeiras. Um pedido encaminhado pelos municípios sugere a divulgação a cada 15 dias.
A sugestão foi encaminhada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e tem como objetivo “diminuir a insegurança dos municípios”.
Acompanhe o pronunciamento do governador Eduardo Leite na íntegra:
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado