Tempo

Santa Cruz é o décimo segundo município brasileiro com mais eventos extremos

Publicado em: 20 de junho de 2024 às 09:43 Atualizado em: 20 de junho de 2024 às 10:19
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak realizou uma pesquisa sobre o Vale do Rio Pardo

    Santa Cruz do Sul foi identificado como um dos municípios brasileiros mais impactados por eventos extremos ao longo das últimas três décadas. Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak destacou que a Terra da Oktoberfest registrou um total de 75 ocorrências desde 1994, ocupando o 12º lugar no ranking do país.

    A análise feita pelo pesquisador mostra um aumento a partir de 2014, com 83% das ocorrências concentradas nesse período mais recente. Para Marcos, o estudo mostra a importância de compreender os padrões climáticos e geográficos que contribuem para esses eventos extremos. De acordo com ele, é preciso aumentar a resiliência diante desses desafios climáticos.

    “Nós precisamos enfrentar a realidade, conhecendo a realidade em cada município e bacia hidrográfica. […] Isso ressalta ainda mais a importância da gente pensar em resiliência, governança, capacitação e estrutura ”, disse.

    Entre os eventos catalogados estão secas e estiagens, com 183 registros no Vale do Rio Pardo, sendo 11 deles em Santa Cruz. A Terra da Oktoberfest registrou 8 ocorrências de granizo e 19 de vendavais. O município catalogou ainda chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e inundações.