Indústria que nasceu em Camaquã figura na relação das cinco maiores empresas de grãos alimentícios do Estado
A indústria Santalúcia Alimentos, que completa 40 anos em 2023, figura na relação das cinco maiores empresas de grãos alimentícios do Estado. Com a marca Blue Ville no seu portfólio, a empresa conta com matriz e filial no município de Camaquã, além de uma unidade em Barueri, em São Paulo, que faz distribuição para outros estados do Brasil.
A empresa foi fundada em outubro de 1983, em Camaquã, onde iniciou sua conquista no mercado de arroz parboilizado trazendo em sua embalagem uma nova marca que vinha para se consolidar: a Blue Ville.Sempre inovadora, a empresa tem como foco produtos diferenciados e de valor agregado possuindo a maior diversificação em arroz: já são mais de 30 tipos diferentes lançados no mercado ao longo de sua história.
Com foco na excelência, a empresa prioriza a qualidade de seus produtos e serviços, contando com duas plantas industriais na Região Centr-Sul do Estado, todas com equipamentos modernos de última geração. Também conta com um centro de distribuição estrategicamente localizado no centro do país, em São Paulo.
A empresa é comandada pela família Dal Ben (Fernando, Maurivan, Ana e Rosane), e se caracteriza por ser especialista nas culinárias gaúcha, italiana e japonesa, pioneira em arroz parboilizado e branco, massas de arroz sem glúten e feijão preto. Na região, conta com o representante Alcione Telles Mello e a gerente de marketing, Raquel Trapp.
Usina de energia com casca de arroz
Tendo um relacionamento aberto e dinâmico com seus diferentes públicos, o grupo respeita o meio ambiente, na busca permanente de oferecer ao consumidor um mix de produtos inovadores e saudáveis.
O empreendimento está em fase de testes de uma usina para a produção de energia a partir da casca de arroz. O projeto, iniciado há cerca de cinco anos, vai permitir um ganho duplo. Primeiro, o de fornecimento da energia a ser utilizada pela companhia, com excedente a ser disponibilizado no mercado livre. Segundo, uma destinação para o que sobra do beneficiamento do arroz
As cinzas que serão geradas com a queima da casca de arroz também serão reaproveitadas para processos siderúrgicos e por indústrias de cimento e empresas de concreto, fechando o ciclo. A capacidade instalada será para a geração de três megawatts, sendo 65% utilizado pela empresa e 35% direcionado ao mercado. Na matriz, em Camaquã, que tem 65 mil metros quadrados e 19 mil metros de área construída, que ficará a usina.
"O sucesso vem da determinação, de 40 anos de estrada. Onde você chega a marca é reconhecida. Isso é fruto do trabalho de décadas, prezando pela qualidade. O slogan do aniversário de 40 anos traduz essa linda história, que é 'Blue Ville: Uma História de Sabores'”, finaliza o representante Alcione Telles Mello.