VERA CRUZ

“O hospital é da comunidade para a comunidade”, afirma novo presidente do HVC

Publicado em: 20 de março de 2025 às 13:55
  • Por
    Guilherme Bica
  • NEORI GUSSON ATUA NO HVC DESDE A SUA ABERTURA | CAROLINA ALMEIDA/ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Neori Gusson aposta em sustentabilidade financeira e ampliação da estrutura diagnóstica

    O Hospital Vera Cruz (HVC) tem um novo presidente: o médico cirurgião e clínico geral Neori Gusson. Ele foi eleito por unanimidade para liderar a instituição, trazendo sua experiência na gestão da saúde. Gusson atualmente preside a Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo e tem passagem pelo hospital Santa Cruz. Seu principal desafio a frente do HVC será fortalecer a estrutura financeira e ampliação dos serviços oferecidos. “Nosso papel é manter um atendimento de qualidade e buscar soluções sustentáveis para garantir o funcionamento do hospital 24 horas por dia“, afirmou Gusson.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Gusson destacou que o Hospital Vera Cruz é uma instituição comunitária, gerida por representantes voluntários de seis entidades. “O hospital é da comunidade para a comunidade. Precisamos trabalhar juntos para garantir que ele continue funcionando e evoluindo“, destacou.

    Atualmente, 90% dos atendimentos do HVC são pelo SUS, mas os repasses cobrem apenas parte dos custos. Para equilibrar as contas, a nova gestão busca verbas federais, parcerias com a prefeitura e o aumento dos atendimentos particulares e conveniados. “Manter um diálogo constante com o poder público e ampliar os atendimentos particulares é essencial para a sustentabilidade do hospital“, explicou Gusson.

    Entre os planos para o futuro, está a aquisição de um tomógrafo, permitindo que exames mais complexos sejam realizados na própria unidade. “Esse é um equipamento que antes era inacessível, mas hoje já se tornou viável para o nosso hospital. Isso evitaria deslocamentos e agilizaria o diagnóstico dos pacientes“, ressaltou. Além disso, está em estudo a ampliação dos serviços em áreas como urologia e geriatria.

    Gusson também quer atrair pacientes para cirurgias eletivas, como plástica, otorrinolaringologia e cirurgia geral. “Queremos que as pessoas saibam que podem realizar seus procedimentos aqui, ajudando a equilibrar as contas e fortalecendo o hospital“, pontuou. Com o desafio de modernizar a instituição e garantir sua sustentabilidade, ele reforçou: “nosso objetivo é que o Hospital Vera Cruz continue sendo uma referência em acolhimento e atendimento à população, sempre evoluindo para oferecer o melhor serviço possível.

    Leia também