auxílio

Moradores das Linhas Pinheiral e Seival pedem apoio para reivindicar melhorias na duplicação da RSC-287

Publicado em: 20 de março de 2025 às 11:59
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Claudine Friedrich
    compartilhe essa matéria

    Solicitação ocorreu na última terça-feira em reunião na Prefeitura de Santa Cruz do Sul

    O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, recebeu na última terça-feira (18), no Salão Nobre do Palacinho, um grupo de 20 representantes das Linhas Pinheiral e Seival – a maioria moradores e empresários da região –, que solicitam auxílio do poder público para reivindicações relacionadas à duplicação da RSC-287. A reunião foi articulada pelo empresário Mathias Bertram e pelo secretário municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske.

    A inclusão de retornos, rótulas e até mesmo vias marginais à rodovia faz parte das demandas apresentadas, como forma de garantir acessos adequados ao intenso fluxo inter-regional que circula pelo trecho de Santa Cruz do Sul. Sem essas adaptações no projeto da duplicação, a comunidade teme que a obra possa comprometer a mobilidade e aumentar a insegurança.

    Rodrigo Rabuske – que em seu mandato anterior como vereador presidiu a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da RSC-287 – lembrou que o tema vem sendo tratado há cerca de seis anos com a Sacyr, empresa responsável pela duplicação. “Fizemos várias reuniões, mas até agora não tivemos respostas concretas. Nada se resolve”, afirmou, lamentando as dificuldades da comunidade em ser ouvida pelo Governo do Estado e pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr.

    Mathias Bertram reforçou a importância de incluir as demandas no projeto da duplicação. “Pinheiral tem potencial para crescer, é uma área urbana, e precisa de retornos, rotatórias, faixas adicionais, redutores de velocidade, faixas de pedestres. Temos escola, posto de saúde, igreja – tudo isso exige melhores acessos. Sempre apoiamos a duplicação, mas precisamos defender os direitos de quem mora ali, precisamos ouvir quem vive há anos na localidade e conhece os problemas históricos da via”, pontuou Mathias.

    Após ouvir as reivindicações, o prefeito elogiou a mobilização da comunidade e propôs a criação de uma comitiva, composta por Mathias, Rodrigo e demais representantes locais, para acompanhá-lo em reuniões diretas com a Sacyr. Além disso, Sérgio destacou que a pavimentação da Travessa Rabuske, aguardada há anos, será viabilizada em sua gestão com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Marcelo Moraes.

    O prefeito também mencionou que pretende dialogar com a administração de Venâncio Aires para definir oficialmente as divisas entre os municípios – assunto que impacta diretamente os moradores da região. “Temos um grande compromisso com essas comunidades e estamos trabalhando firme nessas pautas. Em breve, teremos boas notícias para vocês”, garantiu Sérgio.

    Leia também