IDOSOS

AATI busca parceria com a prefeitura para concluir residencial geriátrico

Publicado em: 20 de março de 2025 às 20:10
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Elemir Polese
    compartilhe essa matéria

    Espaço fica localizado nos altos do Bairro Aliança, em Santa Cruz

    Um antigo sonho acalentado pela Associação de Amparo à Terceira Idade (AATI), entidade sem fins lucrativos que atua para melhorar as condições de vida da pessoa idosa, está mais perto de virar realidade. Uma ampla construção, situada nos altos do Bairro Aliança e idealizada para abrigar uma comunidade habitacional participativa, espécie de residencial geriátrico, depende ainda de um impulso para atender a finalidade para a qual foi projetada, ainda na década de 90.

    Com uma área construída de 2.730 metros quadrados, o prédio dispõe de espaços amplos e bem arejados, com 32 dormitórios e capacidade para abrigar 64 idosos residentes, além de copa, cozinha, refeitório, lavanderia, enfermaria e um centro de convivência para 200 idosos em atividades diversas, como eventos, oficinas etc. A construção realizada ao longo dos anos foi possível com a contribuição dos associados, o aporte financeiro de entidades como Rotary e Lions e voluntariado.

    O terreno, cedido pela prefeitura, foi escriturado na primeira gestão do prefeito Sérgio Moraes. Ocioso, o espaço hoje recebe os associados para a oficina de artesanato, bingo solidário, almoços festivos e outros encontros, a fim de arrecadar fundos para finalizar a obra, ainda inacabada. Na avaliação da diretoria, uma parceria público-privada poderia tirar do papel os planos de implantar um residencial e dar dignidade a muitos idosos, que precisam de uma assistência maior. “Queremos transformar isso aqui em uma cidade do idoso”, afirmou o presidente da AATI, Gilberto Pereira.

    O prefeito Sérgio Moraes incumbiu a Secretaria de Desenvolvimento Social de tratar do assunto, avaliar os aspectos legais para formalização de uma parceria e buscar formas de auxiliar a entidade. No momento a entidade busca auxílio para finalizar a parte elétrica e atender as exigências do Corpo de Bombeiros para obtenção do alvará de PPCI. Uma delas é a instalação de um hidrante.