Pandemia mundial aproxima população em uma corrente online de empatia
Os números assustam e as notícias também. O Brasil e o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, sem muitas certezas sobre o que está por vir. Entre um dia e outro, no meio de diferentes preocupações, publicações na internet resumem o tamanho da corrente de empatia formada por conta da Covid-19. Ações que se multiplicam, dia após dia, em diferentes lugares.
Nesta sexta-feira (20), a fisioterapeuta Luísa Scotta Machado, inspirada em um movimento nacional, comunicou aos vizinhos pelas redes sociais que poderia fazer, caso precise, as compras no supermercado ou farmácias para aqueles que estão no grupo de risco. Natural de Cachoeira do Sul, mas moradora de Santa Cruz, a jovem de 29 anos destacou que o momento é de união. "Sou da área da saúde, meus atendimentos já estão suspendidos desde a segunda-feira e zelo pelo bem-estar de todos", disse. Após a publicação de Luísa aos vizinhos do condomínio onde mora, mais reações e ofertas de ajuda, comprovando que o ser humano está disposto a colaborar, sem olhar a quem.
Também circula pelos grupos santa-cruzenses, a convocação de um ato em respeito a todos os médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e funcionários de hospitais. Conforme o convite, a população brasileira está convidada para às 20h30min desta sexta-feira ir até as janelas e aplaudir a categoria. "Enquanto estamos protegidos em casa, os profissionais da saúde estão enfrentando essa crise onde muitos estão se contaminando", diz o texto. E foi pensando no trabalho do setor que funcionários do Hospital Ana Nery aderiram a outra campanha, realizada em todo o mundo. Ontem, o grupo divulgou uma foto com a frase: "Nós estamos aqui por você. Fique em casa por nós!”. Relembre clicando aqui.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também atua, neste período de quarentena, com a rede de solidariedade e cuidado com o próximo. O curso de Educação Física, por exemplo, divulgou diversos links de cursos gratuitos como sugestão para o tempo de isolamento e o site da instituição, em seu site, detalhou medidas de fortalecimento do sistema imunológico na prevenção ao coronavírus.
Confira outros acontecimentos nacionais e internacionais, para aliviar o coração em tempos de pandemia:
MERMAO! EU TO PASSANDO MAL! Já tava no tédio e resolvi fazer um som da SACADA! ISSO MESMO! E saca só como foi ANIMAL! Obrigado todos vizinhos que vieram e mandaram energia!!
Perdão os erros e o violão desafinado! Foi a emoção!
❤️❤️❤️❤️ pic.twitter.com/V0vmXFsUyH— Pedro Thomé (@opedrothome) March 19, 2020
Vejam que gesto mais lindo desses músicos em quarentena na cidade de Barcelona na Espanha que tocam música para os vizinhos direto da sacada de seus apartamentos. pic.twitter.com/XW6bpitQMG
— Luciana de Paula (@llpaula1991) March 18, 2020
Eu e meu amigo de quarentena fazendo exercício pic.twitter.com/Cmkp7Ay6GQ
— MC G O D Í 🎤 (@godimcoficial) March 18, 2020
"Foto emocionante de uma mulher, Carly Boyd, mostrando o anel de noivado ao seu avô, que está em quarentena em um lar de idosos na Itália.
Como ela não podia visitá-lo para contar a notícia pessoalmente pelo risco de contágio do coronavírus, os funcionários do local sugeriram + pic.twitter.com/rb6Z7oJ1kK— diário de uma quarentena (@cornavairuss) March 18, 2020
E minha mãe que se ofereceu pra fazer compras pros idosos do prédio deixando esse bilhete no elevador, os outros vizinhos foram lá e se disponibilizaram tb 🥰 pic.twitter.com/hZiplkTRcf
— soy linda? (@doyouliketacos_) March 19, 2020
Notícias relacionadas
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc