totalmente desamparado

Polícia Civil resgata cão em situação de abandono e maus-tratos em Santa Cruz

Publicado em: 20 de fevereiro de 2025 às 19:33 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2025 às 19:51
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Resgate aconteceu após denúncia; animal estava faminto e desidratado na lavanderia de uma casa

    A equipe do Cartório dos Animais da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Sul resgatou na tarde desta quinta-feira (20), um cão em situação de abandono e maus-tratos em uma residência no Bairro São João. O animal foi encontrado em condições precárias, preso em uma área que aparentava ser uma lavanderia, sem acesso a comida ou água, em meio a urina e fezes.

    Segundo a delegada Ana Luísa Aita Pippi, titular da 1ª DP e responsável pelo Cartório dos Animais, a ação ocorreu após uma denúncia de que o cão estava abandonado na casa há mais de uma semana. “Recebemos a informação de que o cão poderia estar morto no local. Nos deslocamos até a residência, que estava abandonada, com uma janela aberta, e encontramos o animal em condições terríveis. Ele estava extremamente magro, faminto e com muita sede, totalmente desamparado“, relatou.

    O resgate foi realizado pela janela da residência. Após ser retirado do local, o animal foi alimentado e hidratado. O Canil Municipal, que funciona junto à Secretaria de Bem-Estar Animal, foi acionado e encaminhou o filhote para atendimento médico veterinário.

    A delegada destacou a gravidade da situação e lembrou que o abandono de animais configura crime de maus-tratos. “Este cão estava em uma situação de crueldade extrema. Abandonar animais é crime, e os tutores serão responsabilizados criminalmente. Infelizmente, mais uma vez nos deparamos com essa triste realidade de tutores que abandonam seus animais domésticos. Este filhote não tinha chance de buscar alimentos ou água por conta própria, e, se permanecesse ali por mais um ou dois dias, certamente morreria“, afirmou.

    O cão foi recolhido e agora está sob os cuidados do Canil Municipal. O proprietário vai responder por crime de maus tratos.