Estrutura funcionará em uma sala própria dentro da sede da Câmara de Vereadores
Foi promulgada pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) a lei que cria a Procuradoria Especial da Mulher de Santa Cruz do Sul. Apresentado pela presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber (Podemos), o projeto que altera o texto que regra a estrutura, organização e funcionamento do Legislativo foi aprovado na última sessão, no início da semana, está presente no Diário Oficial desta quinta-feira (20) e será um órgão na Casa do Povo.
A Procuradoria da Mulher receberá, examinará e encaminhará denúncias de violência e discriminação de gênero aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres. Outra função será a promoção de debates e estudos sobre o déficit de representação feminina na política, além de facilitar a integração entre os movimentos feministas e a Câmara.
Ainda, será responsável por organizar e divulgar a legislação relacionada aos direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha. A Procuradora Especial da Mulher será eleita na primeira reunião ordinária do início de cada sessão legislativa, com a responsabilidade de indicar dois procuradores para substituí-la em caso de necessidade. A estrutura funcionará em uma sala própria dentro da sede da Câmara.
A criação da Procuradoria também envolve a criação de um cargo de Assessor da Procuradoria Especial da Mulher, que terá a função de apoiar as atividades do órgão, acompanhando denúncias e fiscalizando programas da Prefeitura. O assessor terá uma remuneração de R$ 8.727,23 para uma jornada de 40 horas semanais e será responsável por diversas tarefas. O objetivo é inaugurar o serviço em março.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão