Pontos foram detalhados pelo vereador Edson Azeredo durante entrevista à Arauto News
Alguns detalhes de um estudo técnico realizado sobre as condições das árvores do Túnel Verde, no Centro de Santa Cruz do Sul, há mais dez anos, foram detalhados pelo vereador Edson Azeredo (PL) durante entrevista à Arauto News 89,9 FM. Um dos dados apresentados pelo levantamento e que foi citado pelo parlamentar envolve problemas nos troncos das tipuanas. Das 180 estão plantadas na Marechal Floriano, de acordo com o político, 96 têm algum tipo de dificuldade.
Antes mesmo da polêmica envolvendo a retirada das quatro árvores foram retiradas por conta do tombamento após o início das obras de revitalização, Edson Azeredo sugeria a intensificação do debate. “Todas as vezes que eu falei na Câmara, no ano passado ou neste, eu não falava para sair tirando as árvores. É uma substituição gradativa da espécie. Se tem quatro, tira uma e deixa três. Vai fazendo assim o serviço”, disse.
O estudo também indicou que 24% das árvores sofreram danos devido às atividades de carga e descarga. Na época da realização do estudo, aproximadamente 18,88% das árvores apresentam galhos que entravam em contato com as fiações elétricas. O vereador lembrou que essas condições já eram visíveis há mais de uma década e que, se tivessem sido tomadas providências naquele momento, muitas das árvores não precisariam ser retiradas agora.
De acordo com Edson Azeredo, todos têm responsabilidade pela situação que o Túnel Verde se encontra. “Então aqui tem uma meia culpa minha também”. O vereador lembrou que o debate ganhou força com José Alberto Wenzel, no início do século. Desde lá, outras lideranças, como Kelly Moraes, Telmo Kirst e Helena Hermany passaram pelo Palacinho. “Não estamos falando de um assunto em que uma pessoa tem culpa. Não se fez nos últimos 20 anos”, lamentou.
Ele ainda lembrou de um caso que ganhou destaque na mídia na época, quando um galho de uma das árvores caiu sobre uma cadeira onde uma criança estava tomando sorvete. Era de uma árvore que estava identificada como com problemas no estudo técnico realizado e que, de acordo com ele, poderia ter recebido atenção. “Nós vamos no médico, o carro vai no mecânico. Por que arvore não tem manutenção?”, questionou o parlamentar.
O vereador mencionou, ainda, que existem duas árvores em frente ao Colégio São Luiz que já possuem laudos da engenharia da prefeitura recomendando a retirada imediata. Edson Azeredo também abordou a necessidade de uma substituição gradativa das tipuanas, destacando que o distanciamento entre elas não está adequado. O estudo recomenda que as árvores deveriam estar espaçadas de 5 a 7 metros, o que não é o caso no Túnel Verde.
Notícias relacionadas

Jornalista usa Instagram para ensinar português a mais de 245 mil pessoas
Júlio Cunha Neto descomplica o aprendizado da língua portuguesa através de posts educativos e divertidos

Prefeitura de Santa Cruz solicita mil novas casas ao Ministério das Cidades
A medida visa atender à crescente demanda habitacional na cidade

Mato Leitão abre processo seletivo para contratação na área da educação
Inscrições devem ser feitas na recepção do Centro Administrativo Municipal

“Vamos terminar com a intolerância religiosa dentro dessa cidade”, diz presidente do Conselho do Povo de Terreiro de Santa Cruz
Em entrevista, representantes afirmaram que o município ainda está longe de uma verdadeira mudança