Cultura e Entretenimento

Curta-metragem Okan Ijó realiza gravações em Venâncio Aires

Publicado em: 20 de fevereiro de 2025 às 20:29
  • Por
    Paola Severo
  • Colaboração
    Mônica da Cruz
  • Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    Produção vai abordar temática da intolerância religiosa

    Foto: Arquivo Pessoal

    Venâncio Aires está sendo palco das gravações do curta-metragem Okan Ijó. A produção, que conta com recursos de edital da Lei Paulo Gustavo, teve cenas filmadas em diversos pontos da Capital do Chimarrão, entre eles Linha Marechal Floriano, Linha Grão-Pará, Linha Arroio Grande, Linha Brasil, além do Balneário São João e o Centro da cidade.

    Em conversa com a Arauto News, o diretor e roteirista, Sérgio Rosa, deu mais detalhes sobre a produção. Conforme Rosa, Maico Back e Filipi Back fazem parte da produção e o elenco é formado por Marina Rodrigues, Sandra Helena, Adriano Conceição, Aline Silva e a protagonista Jaqueline Gonçalves dos Santos.

    De acordo com o diretor do curta-metragem, o roteiro, que ficou dois anos em produção, abordará a intolerância religiosa dentro das famílias. “Trouxe a essência da dança afro para o roteiro, mas tendo como enredo a intolerância religiosa que é um tema presente na sociedade. Mas tirando essa intolerância do macro para o micro. Tem uma realidade que é um pai pastor fervoroso e uma filha que é de umbanda, que também é fervorosa dentro da sua espiritualidade”, destaca. “Então, a gente traz essa história para dentro do Okan Ijó, que traduzindo, porque Okan Ijó é do Iorubá, significa dança da alma”, complementa.

    Rosa revela que este será seu décimo filme. Todos foram produzidos de forma independente. Para ele, trabalhar com cinema é lidar com sonhos e possibilidades. “Trabalhar com cinema é sonhar. Levar para a comunidade aqueles anseios, aquelas necessidades que são urgentes e que a sociedade precisa perceber. E não tem nada melhor do que a arte para transformar essa realidade”, reforça.

    A expectativa da equipe é que as gravações estejam concluídas até o dia 25 de fevereiro. O objetivo é realizar a pós-produção no mês de março. Além da trilha-sonora a ser concluída, o filme passa por montagem e edição, e deve ser lançado até o início do mês de abril. Ainda segundo Sérgio Rosa, o lançamento deve ocorrer em um evento oficial, visando apresentar o curta-metragem à comunidade venâncio-airense e da região, e, após, ele deve ser exibido no circuito de festivais.

    Leia também