Conteúdo Patrocinado

Cursos de Confeitaria do Senac mudam vidas

Publicado em: 20 de fevereiro de 2023 às 10:51 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:44
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Senac
    compartilhe essa matéria

    Setor cresce cada vez mais e profissionais já representam 19% dos cargos de produção em estabelecimentos de panificação

    O setor da Confeitaria cresce cada vez mais e profissionais já representam 19% dos cargos de produção em estabelecimentos de panificação, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Para quem gosta de colocar a mão na massa e busca uma oportunidade para se profissionalizar, especializar ou até mesmo levar como hobby na área de cremes, bolos e sobremesas, cursos na área são boas opções.

    De acordo com a chef, docente e coordenadora dos cursos de Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz, Cátia Leal Silveira, o mercado de trabalho na área está aquecido. "Temos bastante procura por profissionais, recebo vagas de emprego para auxiliares de confeitaria e confeiteiros. Sem falar nas possibilidades de empreender, pois o mercado de trabalho para o profissional é bastante amplo, com vagas em grandes, médias e pequenas empresas, além de diversas oportunidades para abrir o próprio negócio", comenta.

    Para a chef, além das diversas oportunidades profissionais geradas tanto por quem quer se profissionalizar quanto para quem quer empreender, a gastronomia muda vidas e a confeitaria proporciona um leque de possibilidades. "A satisfação ao entregar um preparo unindo sabor e beleza, e poder receber do cliente um elogio ou um sorriso de encantamento, não tem preço", destaca.

    Um exemplo dessa mudança é Adriana Willms Barbian, 44 anos, nascida no interior do município de Sinimbu. Durante a infância, sempre teve curiosidade de cozinhar. Quando tinha 5 anos, vivia fazendo bolo "de brincadeira". Foi faxineira e babá desde os 17 anos, onde sempre fazia almoço e sobremesas. Também trabalhou numa pizzaria e numa lancheria em Santa Cruz do Sul. "Tinha dificuldade por não ter certificados na área", lembra.

    Conheceu o Senac através de um amigo que sempre conversava sobre o interesse na área da confeitaria desde criança, mas com alguns impeditivos: "Sempre tive receio que me exigissem escolaridade, pois só tenho até o quarto ano do Ensino Fundamental", ressalta. Então, há cerca de 1 ano, voltou para o Ensino Fundamental motivada a se profissionalizar. 

    Incentivada por outro amigo, ex-aluno do curso de Confeiteiro do Senac, conheceu a Escola Senac Santa Cruz no ano passado, quando conheceu a chef e docente Cátia. Sua primeira formação foi a de Cozinheiro, onde recebeu sua primeira oportunidade: "A chef Cátia me convidou para trabalhar na Oktoberfest. Ajudei como voluntária durante o evento".

    Recentemente, a Sinimbuense resolveu cursar a formação de Confeiteiro. Hoje, esses cursos estão proporcionando uma mudança de vida: "Estou trabalhando há uma semana numa empresa. Também fui convidada para trabalhar em eventos. Os cursos abriram as portas para mim. Estou muito feliz. Mudou totalmente minha vida. Era uma coisa que eu esperava alcançar, mas hoje em dia esse sonho virou realidade. Quem tem vontade de cozinhar ou atuar na área da confeitaria, tem que 'se jogar', porque eu sei que isso muda vidas".

    Outro exemplo é Henrique Augusto dos Santos, 25 anos, natural de Santa Cruz do Sul, que sempre teve interesse na área, mas sabia apenas o básico de técnicas. Decidiu, então, realizar o curso de Confeitaria em 2019: "Resolvi cursar no Senac pela estrutura da escola e pelos docentes com experiência. O curso me agregou vários conhecimentos na área, técnicas incríveis do ramo".

    Em 2022, Henrique criou sua própria marca de bolos decorados, onde concilia com seu atual emprego. "Pretendo sair futuramente do ramo que estou agora e focar 100% na confeitaria. Empreender nessa área é bem complexo. Sem conhecimentos básicos de empreendedorismo, fica muito difícil de administrar a empresa", afirma.

    Para o santa-cruzense, a formação é completa tanto nas técnicas da confeitaria quanto nas noções básicas de empreendedorismo. "Temos módulos de precificação, prática de como chegar no valor final cobrado para o cliente, cálculo de gastos e lucros da empresa. Os docentes têm uma carga de conhecimentos e experiências incríveis. Sem dúvida, esse é o diferencial do curso", destaca.

    Para os interessados em seguir os passos de Adriana e Henrique, há as seguintes opções de cursos com inscrições abertas:

    A primeira é a de Confeitaria para Iniciantes. Com a formação, que tem carga horária de 80 horas, o aluno pode ingressar no mercado de trabalho imediatamente, especializar-se para ter uma segunda fonte de renda ou adquirir um novo hobby. Durante as aulas, o participante aprende sobre massas de bolos, biscoitos, folhados de balcão, doces para festas, cremes, coberturas, além dos cuidados de higiene na manipulação dos alimentos. Serão ofertadas duas turmas, uma com início no dia 6 de março nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, e outra turma com início no dia 10 de março nas sextas-feiras, das 19h às 22h.

    Já o curso de Confeiteiro, com carga horária de 300 horas, ensina o aluno a elaborar, montar e finalizar produtos de confeitaria, como massas diversas, coberturas, recheios, geleias, cremes, caldas, glacês, merengues, chocolates, caramelos e sobremesas, entre outros. O profissional também aprenderá sobre o controle de qualidade das matérias-primas, relações interpessoais, custos e orçamentos, além da execução da mise-en-place, seguindo os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e condições de segurança no local de trabalho. O curso promove a compreensão de todos os passos necessários para se tornar um confeiteiro, sem a necessidade de possuir conhecimento prévio na área. As aulas iniciam no dia 8 de abril e serão realizadas aos sábados, das 9h15 às 16h15.

    Os interessados podem se inscrever pelo site – clique aqui e acesse – ou presencialmente na Escola Senac Santa Cruz, que está localizada na rua Venâncio Aires, 300, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 98594-0068 ou pelo telefone (51) 3711-6460.