Santa Cruz

Moradores do Bairro Santo Inácio reclamam de possível taxa a ser cobrada pela Corsan

Publicado em: 20 de janeiro de 2025 às 08:09 Atualizado em: 20 de janeiro de 2025 às 09:05
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
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    Segundo relatos feitos ao Grupo Arauto, a companhia deverá cobrar taxas dos residentes após a conclusão dos serviços

    Os moradores do bairro Santo Inácio estão buscando explicações da Corsan/Aegea sobre as obras de esgotamento sanitário que estão sendo realizadas nas ruas da região. Segundo relatos feitos ao Grupo Arauto, a companhia deverá cobrar taxas dos residentes após a conclusão dos serviços.

    De acordo com os moradores, a equipe terceirizada da Corsan/Aegea está instalando canos a cerca de um metro de profundidade. No entanto, eles afirmam que 95% das residências não possuem o caimento necessário para conectar os esgotos ao futuro encanamento.

    Ainda conforme os relatos, a companhia estaria planejando a cobrança de uma taxa de adequação durante as obras e, após a finalização dos serviços, uma cobrança mensal pelo uso do sistema de esgoto.

    “Não há esclarecimento algum. O que percebo como morador e contribuinte é que está sendo investido muito dinheiro nessa obra, que, na verdade, nós estamos pagando. A Corsan repassa o serviço para uma equipe terceirizada, que abre ruas, faz buracos e depois realiza remendos sobre remendos. Todo mundo sabe que as ruas nunca ficam como antes. Além disso, há todo o transtorno”, diz um morador que preferiu não se identificar.

    Procurada pela reportagem, a Corsan/Aegea informou que, ao disponibilizar as redes coletoras, os proprietários dos imóveis são notificados e têm até 120 dias para realizar a conexão. Caso a interligação não ocorra nesse prazo, a taxa de disponibilidade começa a ser cobrada.

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    Confira a nota na íntegra

    “A Corsan esclarece que irá analisar todos os casos de imóveis com dificuldades de conexão à rede coletora de esgoto doméstico. Os clientes nessa situação devem entrar em contato com a companhia, por meio dos canais digitais de relacionamento com a população, e solicitar uma vistoria para verificação de caso a caso.

    Estão à disposição da comunidade o aplicativo Corsan (pelo telefone celular), o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e o WhatsApp (51) 99704-6644.

    O projeto de implantação da rede coletora de esgoto segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o mapeamento realizado no local de implantação.

    Com relação à taxa de disponibilidade do serviço de coleta e tratamento de esgoto, a cobrança é estabelecida pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) para os imóveis localizados em endereços onde há rede de esgotamento sanitário disponível, mas que não estão interligados.

    Quando as redes coletoras são colocadas à disposição, os proprietários dos imóveis atendidos recebem notificação da Corsan e têm um prazo de até 120 dias, a partir daí, para realizar a conexão das moradias. A taxa de disponibilidade passa a ser cobrada somente depois desse prazo, caso a interligação não seja feita.”