Fatalidade foi registrada no último sábado
Após o registro de um afogamento no Bairro Várzea, um morador do local fez um apelo por mais cuidados aos frequentadores do Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul. A fatalidade aconteceu no último sábado (18), por volta das 17h, nas proximidades da régua de medição, bastante utilizada durante períodos de cheia. A vítima foi Leonel Krug, de 60 anos.
De acordo com Xavier Pranke, que mora na localidade há mais de 20 anos, o movimento de banhistas no Rio Pardinho aumenta consideravelmente com as altas temperaturas, ao final da Rua Irmão Emílio, em um local conhecido como “Praia dos Folgados”. No entanto, mudanças no leito do rio, ocasionadas pela enchente de maio, tornaram uma área mais perigosa. “O pessoal não conhece bem, e onde antes descobriu que poderia se banhar, agora há buracos e entulhos”, alerta.
Segundo ele, a área é bastante frequentada por moradores e visitantes durante os finais de semana. “Vem bastante gente, tanto daqui quanto de outros bairros. Em alguns finais de semana, chega a se reunir mais de 50 pessoas para se banhar, se refrescar e passar o dia com a família. Muitas fazem churrasco, tomam refrigerante, e passam o dia tudo aqui”, relata.
Apesar disso, Pranke destaca a falta de segurança no local. “Aqui não é um lugar adequado, porque não tem salva-vidas, não tem nenhuma estrutura. Cada um precisa cuidar de si para evitar tragédias como as que aconteceram. O leito do rio mudou muito; onde antes havia poços, hoje não tem mais, e onde não tinha, agora tem”, salienta.
Há alguns anos, um adolescente também perdeu a vida após se afogar próximo ao local onde o morador do bairro Várzea, Leonel Krug, foi vítima.
Notícias relacionadas
Sinduscon-RS inicia a produção das casas que serão doadas às vítimas da enchente em Porto Alegre
Previsão de entrega no primeiro semestre deste ano
Prazo para escolha do tamanho de uniformes escolares da Rede Estadual segue até 30 de janeiro
Trajes de verão serão entregues nas escolas a partir de 10 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025
Taipa para diminuir impacto da enchente e espaços de lazer: veja as demandas que serão apresentadas ao prefeito
O encontro dos moradores da área com Sérgio Moraes está marcado para ocorrer nesta quarta-feira
Redutores de velocidade devem ser instalados na Avenida Perimetral em Rio Pardo
O local é conhecido pelos altos índices de velocidade registrados, o que compromete a segurança de ciclistas e pedestres que utilizam a via