Há mais de meio século em Santa Cruz do Sul, local conquista pelo sabor e pela tradição
Assim como bons amigos deixam marcas na vida das pessoas, lugares especiais também conquistam postos importantes no coração de quem frequenta. É assim com a história do Salão e Restaurante Goerck, que há quase 54 anos conquista quem passa pelo ponto tradicional no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, e resolve chegar. Se no começo os inesquecíveis bailes deram vida ao estabelecimento, hoje são os sabores marcantes que fazem sucesso.
Sob o comando dos irmãos Noemia Weis Goerck e Silvio Goerck, o famoso Criba, o local faz parte da história de Santa Cruz do Sul desde quando a Zona Sul da cidade não era nem metade do que atualmente é em termos de desenvolvimento. Ali naquele ponto – onde todos fazem questão de usar como referência -, a dupla de empresários viu o crescimento do bairro e a expansão econômica do município, que recebeu cada vez mais pessoas confiantes em empreender naquela região.
O salão que antes recebia grandes nomes da música da região e testemunhava casamentos, hoje tem como protagonistas a galinhada das sextas-feiras e a inconfundível alaminuta dos sábados. De segunda a quinta-feira, o destaque é para o buffet diversificado e, é claro, a sobremesa de chocolate que todo mundo que já provou, já sonhou com a receita. "Quando o restaurante passou a ter destaque, resolvemos parar com as festas. Sentimos saudades, o povo nos pede, mas nossa intenção não é retomar os bailes", explicam.
Criba, que ganhou o apelido há mais de 50 anos por sua paixão por torresmo, relembra de momentos inesquecíveis que passou ao lado da irmã e de toda a família na empresa que, juntos, construíram. "Começamos com uma lancheria, mas os clientes começaram a nos solicitar prato feito e foi assim que o restaurante surgiu. Com o tempo, foi aumentando e o espaço tornou-se o que hoje oferecemos", recorda. Além dos irmãos, a empresa também tem a coordenação de Claudete – esposa de Criba – e de Francine – filha de Noemia.
Seja pelas lembranças das festas ou pelos momentos em família que a comunidade passa no local durante os almoços, o Salão e Restaurante Goerck faz parte da história dos santa-cruzenses. Por isso, cada vez que escutam o local ser dito como ponto de referência, o sentimento é de orgulho. "Alguma coisa fizemos para deixar isso evidente na cabeça das pessoas e isso nos deixa felizes. Tem quem atravessa a cidade para saborear nossos pratos e todo esse reconhecimento é mais do que gratificante", diz Noemia.