Convênio é da Prefeitura com a agência garantidora de crédito RS Garanti
A adesão pioneira da Prefeitura de Santa Cruz do Sul a uma iniciativa que facilita o acesso a recursos financeiros para empreendedores do município está ajudando na alavancagem de diversos pequenos negócios.
A agência garantidora de crédito RS Garanti celebrou o sucesso da parceria inovadora entregando uma placa comemorativa à prefeita Helena Hermany na última quinta-feira (12). A condecoração foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), Cesar Cechinato, e pelo coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans.
O convênio com a RS Garanti foi assinado em julho de 2022. A ação permitiu a ampliação do acesso a crédito para pequenos e médios empreendedores. “Muitas vezes, o microempresário tem dificuldades de oferecer garantias ao sistema de crédito tradicional”, explicou Cechinato.
Conforme Mans, a RS Garanti fornece uma carta de garantia para que os postulantes a empréstimo possam obter a liberação do recurso junto a um agente financeiro. Até o momento, 46 empresas foram atendidas, gerando a liberação de R$ 2.845.000,00.
O modelo iniciado em Santa Cruz do Sul já inspirou outros municípios a adotarem a iniciativa. Atualmente, outras 18 cidades gaúchas mantêm a parceria. Conforme Angelo Artur Mestriner, presidente da RS Garanti, ao firmar o acordo, Santa Cruz do Sul demonstrou seu compromisso com o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico regional. “Graças a iniciativas como esta, temos conseguido transformar a realidade de diversos empreendedores e fomentar a geração de renda nos municípios parceiros”, destacou.
Notícias relacionadas
Posse da nova Legislatura ocorre no dia 1º de janeiro em Santa Cruz
O trânsito pela rua Fernando Abott, entre a rua Carlos Trein Filho e a Assis Brasil deve estar trancado
Reajuste salarial aos servidores de Mato Leitão é aprovado no Legislativo
Parlamentares também deram parecer favorável ao novo percentual do vale-alimentação
Diplomação oficializa Sérgio Moraes como prefeito de Santa Cruz a partir de 2025
Cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores
CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda
Projeto de lei segue para análise do plenário