Soldado Lucas Neves explicou o que é permitido na região durante o período
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo, responsável pela fiscalização e prevenção de crimes ambientais em 14 municípios da região, tem intensificado suas ações durante o período da piracema, que começou em novembro. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o soldado Lucas Neves, integrante da unidade, detalhou as operações de fiscalização e combate à pesca irregular.
A piracema é um período crítico para a reprodução de várias espécies de peixes, quando eles se dirigem às cabeceiras dos rios para o ciclo reprodutivo. Nesse período, a pesca sofre restrições para garantir a sustentabilidade das espécies e prevenir danos ao ecossistema. “A fiscalização está intensificada. Então, toda a semana nós temos uma equipe no rio que está fiscalizando a parte de pesca e em áreas que normalmente ocorre a pesca”, explicou o soldado Neves.
Ele destacou que a atividade com caniço, vara ou linha de mão é permitida para pescadores amadores e profissionais devidamente cadastrados. Já o que é restrito neste período é o uso de apetrechos que fazem a captura coletiva, como redes, espinheis e tarrafas. Além disso, o soldado lembrou que, durante a piracema, a instrução do Ibama limita a captura de cinco quilos de pescado por pessoa, independentemente de ser pescador amador ou profissional.
Neves alertou também que o cadastro de pescador, realizado através do site do Ibama, tanto para amadores quanto para profissionais, é obrigatório. Para os pescadores amadores, o valor da licença varia entre R$ 20 (categoria desembarcada) e R$ 60 (categoria embarcada). “Se ele não tem o registro de pescador, ele pode sofrer a sanção do crime e a sanção administrativa também”, pontuou o soldado.
Notícias relacionadas
Casa De Carnes Zé Rosado: seis anos de tradição e referência em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua Professora Alice Simões Píres, nº 360, no bairro Santa Vitória
Desenvolvimento da região e seca: Adriana Bender, com o baralho cigano, apresenta as previsões para 2025
Ela traz uma perspectiva do cenário econômico, político, esportivo e da saúde do país para o próximo ciclo
Vera Cruz terá feira de adoção de animais nesta sexta-feira
Estarão disponíveis para acolhimento responsável diversos cães e gatos
Rádio Revista – Lara Pozzobon da Costa, Aplicativo Collab Language
Desenvolvimento do aplicativo CollabLanguage, para aprendizado de línguas estrangeiras. Projeto iniciou quando ela era professora nos Estados Unidos na Universidade de New Hampshire. Iniciou também uma parceria com a Unisc. Aplicativo está agora na primeira fase de testes e busca…