Ele foi deputado por vários mandatos consecutivos, e já passou pelo PMDB e PCB antes de se filiar ao PPS
O Palácio do Planalto informou que o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura, após Marcelo Calero pedir demissão do cargo. Presidente nacional do PPS, Freire foi convidado pelo presidente Michel Temer para assumir o cargo nesta sexta-feira (18). À tarde, Calero telefonou a Temer, que está em São Paulo, pedindo para deixar o cargo e alegando razões pessoais.
Marcelo Calero assumiu o cargo em maio deste ano, após Temer assumir interinamente a Presidência da República. Inicialmente, ele havia sido nomeado secretário nacional de Cultura, órgão que foi vinculado ao ministério da Educação por algumas semanas, mas que voltou a ter autonomia depois de movimentos de grupos culturais contra a medida.
Roberto João Pereira Freire foi senador entre 1995 e 2002, quando voltou a assumir novamente uma cadeira na Câmara. Ele foi deputado por vários mandatos consecutivos, cinco ao todo, e já passou pelo PMDB e PCB antes de se filiar ao PPS, em 1992.
Carta de demissão
Na carta de demissão, Marcelo Calero agradeceu a Temer a "honra" de ocupar o cargo e disse que tomou a decisão, de ordem pessoal, em "caráter irrevogável".
"Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira. Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba", escreveu Calero.
Notícias relacionadas

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Empresários acampam para garantir estandes na Feira da Produção de Vera Cruz
Venda inicia nesta segunda-feira, mas o primeiro vera-cruzense chegou na fila na noite de sábado

Superlotação, abandono e maus-tratos: os desafios da Secretaria de Bem-Estar Animal em Santa Cruz
Secretária Bruna Molz pediu apoio da população para reduzir casos de crueldade e promover adoções

ESF Macedo ganha certificação “Amiga da Mãe, Parceria e Criança”
O certificado atesta o alcance das equipes às metas com foco na qualificação da assistência ao pré-natal e ao puerpério