Geral e Cultura e Entretenimento

Santa Cruz do Sul debate propostas para o setor cultural

Publicado em: 19 de outubro de 2023 às 16:54 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:06
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Imprensa Prefeitura de Santa Cruz
  • Isadora Oliveira
    compartilhe essa matéria

    Conferência Municipal ocorreu na antiga Estação Férrea e debateu tema Democracia e Direito à Cultura

    Santa Cruz do Sul realizou nesta quinta-feira, dia 19, a sua V Conferência Municipal de Cultura, etapa que antecede o evento em nível nacional e que através da participação social objetiva construir uma política efetiva, democrática e descentralizadora para o setor. O encontro teve como palco a antiga Estação Férrea, uma das construções mais representativas da história da cidade, hoje transformada em Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. 

    A abertura da conferência, que nesta edição tem como tema central Democracia e Direito à Cultura, ocorreu com sarau poético a cargo da professora Lígia Hertzer, escolhida a personalidade incentivadora da leitura na última edição da Feira do Livro, e também do músico Gláucio dos Santos Brum. Na plateia estavam representantes do Conselho Municipal de Cultura e também da prefeitura, ambas entidades realizadoras do evento, além de autoridades e público em geral. 

    Primeiro a se pronunciar, o presidente do CMC, Jacson Franco, definiu a conferência como uma oportunidade que a comunidade tem de pensar políticas para o futuro que vão muito além do âmbito municipal. Já o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, afirmou que a realização do evento é um marco histórico para Santa Cruz do Sul e que a cidade vive um bom momento cultural.

    Em sua fala, a prefeita Helena Hermany chamou a atenção para o aspecto da democratização e afirmou que seu governo trabalha para dar a cultura o valor que ela merece. “A cultura já foi compreendida como algo muito elitizado, feito para poucas pessoas. Sempre desejei contribuir para que a cultura fosse levada a todos os lugares e hoje é muito bom ver as manifestações ganhando espaços nas ruas, nos mercados, nas escolas e por toda parte”, comemorou.

    A parte da manhã foi reservada para o compartilhamento de informações acerca do atual  momento da cultura no município e também para a abordagem da temática central. Já o turno da tarde foi dedicado à apresentação e discussão dos eixos temáticos, elaboração de propostas para serem encaminhadas ao Estado e à União e eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual.