Covid 19

OMS diz que Covid-19 ainda é uma emergência de saúde global

Publicado em: 19 de outubro de 2022 às 16:52 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:02
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Evan Schneider/Divulgação/ONU
    compartilhe essa matéria

    Diretor do órgão também falou que o fim da pandemia de Covid-19 pode estar próximo

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quarta-feira (19) que a Covid-19 continua sendo uma emergência global, quase três anos depois de ter sido declarada. A OMS fez a declaração de emergência da Covid-19 pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020. A afirmação do órgão pode ajudar a acelerar pesquisas, financiamento e medidas internacionais de saúde pública para conter uma doença.

    A agência da ONU disse que, embora o número de casos esteja caindo, alguns países ainda precisam manter a vigilância e vacinar a população mais vulnerável. "Embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, continua sendo um evento de saúde pública que segue afetando adversa e fortemente a saúde da população mundial."

    A OMS também disse que embora o número de mortes por semana seja o menor desde o início da pandemia, eles ainda permanecem altos em comparação com outros vírus. "Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

    O diretor geral da OMS, disse porém, que o fim da pandemia de Covid-19 pode estar próximo. Tedros Ghebreyesus afirmou que o mundo nunca esteve em “melhor posição para acabar com a pandemia”, mas alertou que ainda não é hora de declarar vitória