Geral

Clima atrasa plantio de arroz

Publicado em: 19 de outubro de 2017 às 17:14 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:23
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Vera Cruz, produtores aguardam dias de tempo bom para secagem do solo para dar início à semeadura

    As condições climáticas não têm colaborado com os produtores de arroz. O excesso de chuva na semana passada e a previsão da instabilidade se manter por mais dias faz com que os arrozeiros que ainda não iniciaram o plantio do grão fiquem receosos. Em Vera Cruz, os produtores ainda estão preparando o solo e o atraso se deve ao clima. 

    Segundo o técnico agrícola da Emater de Vera Cruz, Edimar Segatto, nos últimos dias de tempo bom foi possível recuperar algumas culturas, como as hortaliças. No entanto, no que se refere ao arroz é necessário mais dias de sol e calor. “É preciso enxugar a água, pois como choveu muito o solo está encharcado”, explica.

    O produtor Guilherme Bullerjahn, de 25 anos, que tem sua propriedade às margens da ERS-409, no bairro Bom Jesus, fica preocupado a cada dia que passa, enquanto espera o solo secar. O arrozeiro projetava plantar já no início de outubro, o que não foi possível devido às chuvas. “Até agora foi muita chuva. Para secar bem a terra precisaria entre 10 e 12 dias de sol e vento”, avalia. 

    A safra 2017/2018 vai depender das condições do clima entre outubro e início de novembro, período recomendado para o plantio. Apesar de ainda estar dentro do período recomendado para a semeadura, Bullerjahn, que semeia por meio do sistema do plantio em linhas, fica apreensivo, pois a previsão é de ainda mais chuva até meados de novembro. “Se não plantar até metade de novembro, posso ter a produção prejudicada depois. É difícil quando dependemos totalmente do tempo”, lamenta.

    Bullerjahn estima plantar 60 hectares do grão, somados a mais 15 hectares destinados para a soja, que deve ter o plantio iniciado no final de novembro, início de dezembro. 

    Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira do Jornal Arauto.