VENÂNCIO AIRES

Em alusão ao Dia da Árvore, escola Adelina recebe o plantio de mudas nativas

Publicado em: 19 de setembro de 2024 às 11:11 Atualizado em: 19 de setembro de 2024 às 13:27
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Foto: Braulio Staub/Alliance One Brasil
    compartilhe essa matéria

    Ação reuniu diversas entidades a fim de gerar conscientização a respeito da importância da biodiversidade

    Para marcar o Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21), colaboradores da Alliance One, juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires (Semma) e da Unisc, realizaram o plantio de 85 mudas de espécies nativas – entre frutíferas e não frutíferas – na Escola Adelina Isabela Konzen, localizada no 9º distrito do município. A ação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (18), a fim de conscientizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, além de deixar um legado biofílico às crianças, aos jovens, aos professores e aos demais funcionários da Adelina. Cerca de 50 pessoas se envolveram com o projeto, que será preservado e mantido pelos estudantes de ensino médio da escola.

    Na terça-feira (17), integrantes do campus da Unisc de Venâncio Aires foram até a instituição para apresentar um manual de manejo e boas práticas aos estudantes, que se tornaram os “guardiões do bosque” de araçás, ipês, pitangas, guabijus, cerejeiras e guabirobas. “O projeto carrega um simbolismo profundo de união, solidariedade e reconstrução. Além de ensinar práticas sustentáveis, representa o fortalecimento dos laços entre as comunidades escolares”, salientou Everton Feix, coordenador administrativo da Unisc – Campus Venâncio Aires.

    De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Alliance One, Ana Zappe, a iniciativa visa fortalecer a conscientização ambiental e proporcionar experiências práticas de educação ecológica na comunidade escolar. “Nosso objetivo é gerar essa conexão, integrando crianças, jovens e equipe em prol da regeneração do ecossistema. A ideia é que o bosque seja um espaço de acolhimento e aprendizado para as futuras gerações”, ressaltou.

    A bióloga Katiucia Rodrigues, da Semma, valorizou a iniciativa. “Estamos plantando mais do que árvores; estamos plantando consciência nas futuras gerações. O envolvimento das crianças e o acompanhamento do crescimento dessas mudas são essenciais para que elas desenvolvam uma conexão duradoura com o meio ambiente”.

    Para a diretora da Adelina, Adriana Kroth, a conscientização ambiental é um pilar fundamental na formação dos alunos. “Valorizamos imensamente essa parceria entre todos os envolvidos. Enquanto escola do campo, primamos pela sustentabilidade e pelo bem querer à terra, e estamos felizes em poder proporcionar às crianças essa oportunidade de cuidar do ambiente ao seu redor, com responsabilidade e amor pela natureza”.

    Sustentabilidade

    As ações ambientais da Alliance One, alinhadas à sua Estratégia ESG, estão focadas em promover o mínimo impacto ambiental. Através de um programa de fornecimento de mudas, por exemplo, a empresa também realiza a doação de árvores nativas frutíferas a seus produtores integrados, correspondente a 2% do total de mudas de eucalipto adquiridas. “Assim aliamos aspectos ambientais, socioeconômicos e ecológicos no fomento à recuperação de áreas degradadas, atuando com potencial de aumento de renda ao produtor e de forma a promover o equilíbrio dos ecossistemas, incentivando a manutenção da biodiversidade existente na nossa cadeia de fornecimento”, destaca Samuel Streck, diretor de Produção de Tabaco da Alliance One.

    Sobre a escola

    Fundada no dia 13 de março de 1953, a escola Adelina Isabela Konzen está localizada na Vila Estância Nova, 9º distrito de Venâncio Aires, às margens da RSC-287. Atualmente, atende 299 estudantes dos ensinos fundamental e médio, e o quadro de servidores é formado por 38 profissionais da área da educação. A principal fonte de renda das famílias dos estudantes da escola é o cultivo do tabaco. Em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a Adelina acolheu 40 alunos matriculados (assim como professores e outros membros da equipe) da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante