A centelha ficará no batalhão até a abertura da Semana da Pátria, que ocorrerá no dia 1º de setembro
Santa Cruz do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a chegada do Fogo Simbólico da Pátria. A solenidade de recebimento da chama ocorreu no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), dando início às comemorações cívicas deste ano.
Neste ano, o tema Municipal alusivo à Semana da Pátria é Voluntariado: a maior Pátria é o próximo. “A gente não teria como ser indiferente a tudo que aconteceu no município, no estado do Rio Grande do Sul, e o trabalho do poder público, das forças de segurança, mas principalmente das pessoas, da comunidade, dos voluntários e dos clubes de serviço que foram extremamente importantes nesse momento de reconstrução do estado e das cidades. Então, com isso, o tema voluntariado surgiu de uma forma muito espontânea e orgânica”, explicou o secretário de Cultura, Dinho Barbosa.
O homenageado é o médico veterinário, Murilo Silva, que atuou como voluntário no resgate a animais durante o período da enchente, e que faleceu durante um salvamento em julho deste ano.
“O Murilo foi uma pessoa que representou muito bem esse sentimento de voluntariado. Eu pude presenciar ele auxiliando não só animais, mas também pessoas e famílias. Eu pude verificar ele entrando, saindo da água, com as caixinhas ali dos animaizinhos, para tentar salvar eles. Infelizmente aconteceu essa fatalidade, mas é uma pessoa que representou muito bem esse sentimento de voluntariado que a gente deve ter para poder auxiliar sempre quem precisa”, contou o secretário.
A programação da Semana da Pátria contará ainda com o tradicional desfile de Sete de Setembro na Rua Ernesto Alves. A Administração Municipal está com inscrições abertas até o fim de agosto no site da Prefeitura para os interessados em desfilar.
“O último desfile foi muito grande em número de pessoas, por isso, a gente restringiu um pouco a quantidade de integrantes por instituição, para justamente preservar a questão da segurança e dar mais qualidade. Mas a gente espera ter toda a representatividade das instituições de uma forma um pouco mais enxuta para conseguir atender melhor todo mundo”, concluiu Dinho.
A centelha ficará no 7º BIB até a abertura da Semana da Pátria, que ocorrerá no dia 1º de setembro, às 16h, na Praça da Bandeira, local em que ficará guarnecida até o dia 7 de setembro. Na praça, ocorrerá todos os dias ato cívico, às 8h e às 17h.
Notícias relacionadas
Etapa regional do Enart retorna a Candelária em 2025
Evento será realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho no Parque Itamar Vezentini
Valorização e fomento à tradição gaúcha em Santa Cruz são objetivos da nova gestão da ATS
Tibicuera Almeida assume a presidência da associação em 2025
Beatriz Albers é sucesso ao combinar sax com música eletrônica
Santa-cruzense é pioneira na Região Sul ao misturar o som poderoso do saxofone com a batida eletrônica em hits ao público
Academia de Letras de Santa Cruz do Sul planeja o Prêmio Lya Luft
Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores e abre um campo significativo na literatura local, regional e estadual