Município foi o primeiro a receber a Centelha da Pátria, conduzida pela Liga da Defesa Nacional
Uma solenidade, realizada na Travessa São Sebastião Mártir, nesta segunda-feira (19), marcou a chegada do Fogo Simbólico da Pátria em Venâncio Aires. A ação contou com a presença de autoridades municipais, representantes de órgãos de segurança, estudantes de escolas do município e membros de clubes de serviços.
A Centelha da Chama da Pátria foi trazida até a Capital do Chimarrão pela Liga da Defesa Nacional. A condução até o acendimento foi realizada pela escoteira do Grupo Arés, Karina Diettrich. Venâncio Aires foi a primeira cidade da região a receber o Fogo Simbólico.
Neste ano, o tema nacional das celebrações é “O Centenário da União de Escoteiros do Brasil” e o tema regional será “ Os 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa Missão de Paz da ONU”. Já em Venâncio Aires, o que norteará as celebrações é o “Voluntários: atitudes de cidadania para o bem comum”.
Coordenador do Movimento Escoteiro Arés, José Felipe Spies, se disse honrado com a homenagem aos grupos de escoteiros e por Karina Diettrich ter realizado a condução da Centelha da Pátria. “No grupo Arés trabalhamos com os jovens sobre diversos temas, especialmente reforçando aquilo que eles aprendem em casa e a relação com o meio ambiente.”
Para o secretário de Educação de Venâncio Aires, Emerson Elói Henrique, o ato marcou de forma simbólica o início das celebrações que ocorrerão de forma efetiva em setembro.
“Nós passamos por três calamidades, fora outras, como pandemia e secas. Mas três calamidades que reforçaram o trabalho voluntário em Venâncio Aires. E aconteceu algo muito interessante na reunião, na primeira reunião da Semana da Pátria. Quando nós lançamos o desafio do tema municipal e já levamos uma opção de tema, que seria o voluntariado, logo passamos a refletir que o voluntariado não acontece somente em época de enchente, mas todos os dias aqui no nosso município”, salientou.
Diante disso, segundo o secretário, o objetivo é homenagear todos aqueles que, de alguma forma, se envolvem e auxiliam a cidade e a comunidade em mais diversas frentes.
Durante a solenidade, a banda do Colégio Gaspar Silveira Martins se apresentou e encantou quem acompanhava o momento na Praça Matriz.
Notícias relacionadas
Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico
Objetivo é fortalecer políticas públicas de controle do tabagismo
A janela e o lençol sujo
Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos
Emei Closs reinicia atividades na próxima semana em Venâncio Aires
A enchente de maio causou danos irreversíveis na estrutura do prédio
Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024
Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado