Localizada na Rua Marechal Floriano, empresa atuou como a primeira agente geral da Varig
Quem não gosta de viajar? Pegar um avião e curtir as sonhadas férias? No entanto, quando pensamos por onde começar, o importante é consultar uma agência especializada em turismo, que pode te oferecer as melhores opções de destinos. Com 72 anos de história, a Matte Viagens em Santa Cruz do Sul, possui uma vasta bagagem de experiência no ramo.
Fundada em 5 de maio de 1950, a empresa, que foi a segunda agência de viagens do Rio Grande do Sul, teve seu início junto à Rodoviária de Santa Cruz. Fundada por Reinaldo Cristiano Matte, a Matte Viagens também foi a primeira agente geral a trabalhar com a extinta Companhia Aérea Varig.
O atual gestor da empresa, Reinaldo Carlos Matte, filho do fundador, relatou que começou a atuar junto com seu pai depois de realizar um curso de comunicação e voltar de Porto Alegre. “Eu, com 17 anos, já fazia vitrines com cartazes, mas foi aos meus 20 anos que me engajei na empresa”. Ele se lembra de um momento triste e marcante que a empresa passou. “Em 1980 houve um incêndio na empresa e tudo foi perdido. Isso aconteceu no meu primeiro dia de férias, lembro que não conseguia parar de chorar. Com a ajuda da família recomeçamos do zero e alugamos algumas salas na rodoviária. Anos mais tarde se instalamos em um prédio na Rua Senador Pinheiro Machado e, em 1991, nos instalamos na Rua Marechal Floriano, número 1615,Centro".
Sobre poder realizar o sonho de outras pessoas, Reinaldo elencou que é uma grande alegria. “Proporcionar as outras pessoas à felicidade de poder fazer uma viagem é gratificante. Já fizemos viagens de casamento, aniversario, reencontros de famílias. Isso não tem preço. Recentemente estivemos em Portugal em um casamento, onde levamos amigos de um casal de amigos”, lembrou.
Manter uma empresa por mais de 70 anos, nos dias atuais, merece muito esforço e dedicação. Conforme Reinaldo, é preciso estar sempre em evolução e com um trabalho personalizado. “Em meio à pandemia foi horrível, mas consegui manter o quadro de funcionários. Foi muito doloroso ver as aeronaves paradas”, lembrou.
A Matte Viagens conta com nove colaboradores. “Tenho duas filhas trabalhando comigo. A Letícia na administração e a Andreia na parte de vendas. Minha esposa, (in memoriam) deixou um legado muito grande aqui na empresa”, contou Reinaldo.
Para as decolagens do futuro, Reinaldo acredita que ter boas pessoas trabalhando ao seu lado, com alegria, e o orgulho de poder passar esse trabalho adiante na família é gratificante. “Eu sempre procuro estar em contato com os amigos, a natureza em minha chácara que tem há 30 anos, isso é muito bom”, finalizo