Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: conheça o trabalho da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT)

Publicado em: 19 de agosto de 2022 às 17:17 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:39
Foto: Divulgação
compartilhe essa matéria

Responsável técnica da AAPOT, Marlisa Lopes Pereira, explica o papel da entidade na vida de quem precisa

A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), que também atende pacientes em Hemodiálise, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos mantida por doações da comunidade e de empresas. Com sedes em Santa Cruz do Sul e Lajeado,  busca assegurar um ambiente acolhedor e de qualidade a pacientes oncológicos e transplantados, para aliviar sofrimentos, gerar qualidade de vida, promover a cidadania por meio de ações de educação em saúde e prevenção ao câncer. Para falar um pouco mais sobre a instituição, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a responsável técnica da AAPOT, Marlisa Lopes Pereira.

Segundo a assistente social, é muito importante realizar esse trabalho de acolhimento aos pacientes oncológicos, pois dessa forta o abatimento e a tristeza são minimizados. Nessa questão, a presença da família também é muito importante. “Em primeiro lugar, sempre tem que ter um acompanhante, pois o paciente já está muito inseguro devido ao adoecimento. Então, se ele vem sozinho e acontece alguma coisa, ele não vai ter nenhum suporte emocional. A gente até vai estar ali, mas irá faltar aquele apoio de um familiar ou amigo”, frisa a responsável.

 Dessa forma, outro ponto muito trabalhado pela instituição se refere à questão da autoestima dos pacientes oncológicos. Para que eles fiquem bem, são realizadas atividades para estimular os usuários da Casa de Hospedagem. “A autoestima faz parte da vivência de cada pessoa, se uma pessoa já está doente e com a autoestima muito baixa, com certeza vai piorar a situação. Na AAPOT, a gente busca elevar a autoestima e fazer com que a pessoa entenda que  está com a doença, mas que ele não é a doença. Que ele é uma pessoa que precisa de um tratamento nessa fase da vida, mas que é possível enfrentar o tratamento de forma positiva”, conclui Marlisa.

A entidade é mantida por doações, então se quiser ajudar ou indicar o espaço para alguém, é possível fazê-lo através dos telefones 51 9 8600-8642 e 3715-1127. Ainda, é possível encontrar a AAPOT no Instagram no @aapot_ong e no Facebook em Aapot Casa de Hospedagem.