Mensagem do dia

Os maiores inimigos

Publicado em: 19 de julho de 2024 às 08:22
compartilhe essa matéria

Os maiores inimigos na busca pela realização de nossos sonhos e objetivos não são os concorrentes, outras marcas, ou pessoas que tentam nos prejudicar


Os maiores inimigos na busca pela realização de nossos sonhos e objetivos não são os concorrentes, outras marcas, ou pessoas que tentam nos prejudicar. Nosso maior inimigo somos nós mesmos, refletido no espelho quando vamos escovar os dentes ou pentear os cabelos. São nossas atitudes, comportamentos e a nossa mente que comandam todas as nossas ações e sabotam o que deveríamos fazer.

Para você ter uma ideia, temos cerca de 80 mil pensamentos por dia. Esses pensamentos moldam nossos sentimentos e ações, influenciando como enfrentamos problemas, desafios ou oportunidades. A mente humana é facilmente distraída e, se não for controlada, leva-nos a decisões precipitadas, resultando em comportamentos desalinhados com nosso verdadeiro propósito. Isso explica por que mais de 90% das pessoas no mundo se sentem infelizes. Quando entrevistadas, muitas se arrependem de não terem agido de maneira diferente no passado, o que poderia ter gerado resultados incríveis.

Sabemos que toda decisão, boa ou ruim, surge dos pensamentos influenciados pelo ambiente em que vivemos. Por isso, precisamos estar atentos à comunicação que absorvemos, pois ela influencia a qualidade de nossas decisões. Se você faz parte de um grupo com objetivos claros e busca evolução, seus pensamentos serão impulsionadores. Quando um problema surgir, você terá o conhecimento e o apoio necessários para tomar a decisão certa.

Infelizmente, da mesma forma que a mente pode tomar boas decisões motivada por uma comunicação de qualidade, ela também pode fazer o oposto quando influenciada por uma comunicação negativa. Por exemplo, se você tem dinheiro guardado para pagar o primeiro semestre da faculdade e seus amigos te convidam para ir à praia, sua mente entra em dúvida. Se o poder de convencimento dos amigos for mais forte do que sua motivação e disciplina, a tendência é você deixar de estudar para curtir duas semanas na praia.

Por isso, é crucial ter clareza sobre o que queremos e saber dizer “não” a tudo que não contribui para nossos objetivos. Tenha uma visão clara do caminho a percorrer e das dificuldades que enfrentará. Para seguir em direção ao que deseja, alimente-se de boa comunicação ao seu redor. Cursos, livros, vídeos e músicas que agreguem valor irão fortalecer sua determinação e capacidade de dizer “não” na hora certa.

Ronan Mairesse