Geral

FOTOS: Projeto do Parque do Imigrante de Santa Cruz vai incorporar aspectos locais e regionais

Publicado em: 19 de julho de 2024 às 07:00
  • Por
    Mônica da Cruz
  • PROJETO DO PARQUE REGIONAL DO IMIGRANTE | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Intuito é preservar costumes e tradições culturais e arquitetônicas, criando assim ainda mais valor histórico

    O projeto do Parque do Imigrante, também chamado de Immigrantenpark, que será construído em Linha Santa Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul, visa fortalecer e incentivar o turismo local e regional.

    Foto: Projeto Parque do Imigrante

    A construção será erguida na área que recebeu o primeiro assentamento de imigrantes alemães na região, em 1849. Passados 175 anos da chegada dos pioneiros, Linha Santa Cruz segue se desenvolvendo, buscando a implantação de loteamentos residenciais, empreendimentos institucionais e comerciais.

    O terreno que abrigará as obras foi cedido pela Administração Municipal à Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc). O projeto segue um planejamento da entidade, que busca por um local de lazer e encontro comunitário, além de fortalecer e reconhecer a colonização alemã.

    Leia também

    Desta forma, através de um convênio realizado com a Prefeitura Municipal, a Amorlisc assumiu a coordenação e o planejamento do projeto. “O conceito geral de implantação irá focar na viabilização de um parque que atenda não somente a ocupação por parte da população do bairro e da cidade, no que tange a lazer, mas também agregar em um local de grande simbolismo histórico, equipamentos que contenham o registro da heroica trajetória dos primeiros imigrantes que aqui se estabeleceram e que serão de grande interesse para visitantes de todo e Estado e de outras regiões do país”, destaca um dos arquitetos do projeto, Ronaldo Wink.

    Outro ponto, segundo Wink, é o que o Parque do Imigrante vai incorporar aspectos locais e regionais, no intuito de preservar costumes e tradições culturais, bem como arquitetônicas. “Criando ao mesmo tempo um local que reúna história, gastronomia e lazer, mostrando o que de melhor aqui foi produzido e que tanto auxiliou no desenvolvimento da cidade de Santa Cruz do Sul, da região do Vale do Rio Pardo e do Estado do Rio Grande do Sul.”

    Estão envolvidos no projeto os arquitetos Nathan Reichel, Renan Adams, Ronaldo Wink e o engenheiro civil Fernando Rovedder.

    Foto: Projeto Parque do Imigrante