Intuito é preservar costumes e tradições culturais e arquitetônicas, criando assim ainda mais valor histórico
O projeto do Parque do Imigrante, também chamado de Immigrantenpark, que será construído em Linha Santa Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul, visa fortalecer e incentivar o turismo local e regional.

Foto: Projeto Parque do Imigrante
A construção será erguida na área que recebeu o primeiro assentamento de imigrantes alemães na região, em 1849. Passados 175 anos da chegada dos pioneiros, Linha Santa Cruz segue se desenvolvendo, buscando a implantação de loteamentos residenciais, empreendimentos institucionais e comerciais.
O terreno que abrigará as obras foi cedido pela Administração Municipal à Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc). O projeto segue um planejamento da entidade, que busca por um local de lazer e encontro comunitário, além de fortalecer e reconhecer a colonização alemã.
Leia também
Desta forma, através de um convênio realizado com a Prefeitura Municipal, a Amorlisc assumiu a coordenação e o planejamento do projeto. “O conceito geral de implantação irá focar na viabilização de um parque que atenda não somente a ocupação por parte da população do bairro e da cidade, no que tange a lazer, mas também agregar em um local de grande simbolismo histórico, equipamentos que contenham o registro da heroica trajetória dos primeiros imigrantes que aqui se estabeleceram e que serão de grande interesse para visitantes de todo e Estado e de outras regiões do país”, destaca um dos arquitetos do projeto, Ronaldo Wink.
Outro ponto, segundo Wink, é o que o Parque do Imigrante vai incorporar aspectos locais e regionais, no intuito de preservar costumes e tradições culturais, bem como arquitetônicas. “Criando ao mesmo tempo um local que reúna história, gastronomia e lazer, mostrando o que de melhor aqui foi produzido e que tanto auxiliou no desenvolvimento da cidade de Santa Cruz do Sul, da região do Vale do Rio Pardo e do Estado do Rio Grande do Sul.”
Estão envolvidos no projeto os arquitetos Nathan Reichel, Renan Adams, Ronaldo Wink e o engenheiro civil Fernando Rovedder.

Foto: Projeto Parque do Imigrante
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
