Reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores
Autoridades sindicais e vereadores de Santa Cruz do Sul se reuniram em audiência pública na tarde desta segunda-feira (19) para debater a proposta de emenda à Constituição Estadual, que elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul, Corsan e Procergs.
Requerido por Alberto Heck (PT) e Bruno Faller (PDT), o encontro no plenário do Legislativo teve a presença do coordenador do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e região, João Carlos Heissler; a coordenadora administrativa do Sindicato dos Bancários, Marilus carvalho; o presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wunsch; o secretário de Saneamento Ambiental e Serviços Ambientais, Clewerton Vinícius Giordani; o delegado do Sindiágua de Santa Cruz do Sul, Astor Hochscheidt; e o engenheiro da Corsan, José Omero Finamor Pinto.
Nos pronunciamentos, todos se posicionaram contrários à PEC e à privatização, principalmente em relação à questão de manter a água pública. Além disso, destacaram que o trabalho e as ações das Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais do Estado podem conseguir barrar o andamento do projeto.
Veja o que disseram as autoridades sobre a PEC e a privatização:
Alberto Heck (PT): "Representa claramente uma afronta ao exercício da democracia".
Bruno César Faller (PDT): "Quem concede a água é o município. Como se propõe vender uma coisa que não é do Estado? Não vemos qualquer razão em privatizar a companhia".
João Carlos Heissler: "Para nós, privatizar significa comprometer o cronograma do campo e da cidade pensando apenas no lucro".
Arilson Wunsch: "É um crime contra a saúde de todos os gaúchos".
José Omero Finamor Pinto: "O Governo do Estado está precisando de dinheiro em caixa para fechar a gestão e, por isso, quer vender uma empresa".
Francisco Carlos Smidt (PSDB): "Parece que o Estado está vendendo algo que não é seu. E o produto não é do Estado e sim dos municipios. Então qual participação que os municípios têm na decisão?".
Cléber Pereira (DEM): "A água é um bem de todos, deve ser pública e não pode ter dono".
Henrique Hermany (PP): "Acreditamos que, nesse assunto, o governador está equivocado, porque a água precisa sim ser pública. A privatização não é garantia de serviço melhor para a comunidade".
Notícias relacionadas
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV