Pai sonhador conta como foi receber um beijo da filha com autismo. Agora, ele luta para ajudar o próximo
Um pai sonhador e uma filha linda de olhos verdes e cabelos encaracolados. Se a missão da pequena Eduarda Gabrieli Souza é conviver com o autismo, a missão de seu pai, Luiz Carlos Souza, é lutar para que as pessoas a enxerguem com mais amor. Com 11 anos de idade, Duda viveu até os três sem a doença. Quando parou de falar, nesta idade, sua família precisou encarar o desafio de lutar pelo bem dela e contra o preconceito.
Os primeiros anos foram complicados para Souza. Ele demorou a superar o que havia acontecido. “Perdi muito tempo reclamando”, confessa. Com oito anos de idade, após metade de uma década sem abraçar ou beijar alguém, Duda correu para os braços do pai. O beijo que recebeu foi como acordar para uma nova vida. Depois daquele momento, Souza mudou sua vida e suas prioridades. Passou a pesquisar mais e a entender sua filha.
Foi assim que o chapeador passou a dividir sua vida em duas fases: O antes e o depois do beijo de Eduarda. “Percebi que o problema era comigo. Eu não a entendia. Com ela, passei a valorizar a vida”, disse. Duda ainda tem dificuldades de demonstrar carinho. Mas, ela sabe que tem um pai, uma mãe e um irmão que a amam e fazem o possível e o impossível por ela. Os dois, a mãe Roselaine e o filho Júnior, vivem no interior de Vera Cruz, em Linha Capão, ultrapassando desafios diários e lutando por uma causa maior.
E assim nasce a Adae
Após fazer parte, por quatro anos, de uma associação sobre autismo, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Souza sentiu a necessidade de trazer isso para nível local. Em fevereiro, fundou a Associação dos Amigos Especiais (Adae) em Vera Cruz. Pensando em um amigo que é tetraplégico, elaborou uma entidade que cuide de todas as deficiências. Assim, todo mês, a diretoria e os associados se reúnem e sonham com um mundo melhor. Além disso, pensam em maneiras de ajudar o próximo.
Corrida Solidária
No dia 5 de agosto, atletas e amadores da região vão se reunir em Vera Cruz para uma corrida solidária. Em prol da Adae, o evento ocorre na Praça José Bonifácio e terá dois percursos: O de 3,5km e o de 6km. A expectativa é reunir mais de 200 pessoas a partir das 16h. A Associação estará inscrevendo, na ocasião, para novos sócios.
A inscrição para a corrida, ao custo de R$ 40,00, vai ajudar a associação. No dia, também haverá uma tenda com comercialização de produtos da entidade. O sonho é viabilizar a construção de um Centro de Convivência e Lazer para os portadores de necessidades especiais da cidade. Para se inscrever, acesse o site ou vá na Loja do Esportista Santa Cruz do Sul ou na Academia Movimento & Saúde de Vera Cruz.
Informações técnicas:
Premiação Geral até 5º Lugar – Troféus
Premiação Faixas Etárias 5/5 anos até 5º Lugar – 1º Lugar Troféu + 2º/3º/4º/5º lugares medalhas
Troféus 3 maiores grupos de corrida
Sistema Cronometragem "Chip"
Camiseta Poliamida
Os atletas ganham uma camiseta na inscrição
Notícias relacionadas

Moradores relatam danos causados por obra em condomínio no Bairro Esmeralda
Reunião com o prefeito Sérgio Moraes ocorreu nesta quinta-feira

Prefeitura de Rio Pardo envia oito propostas para o Novo PAC Seleções
O Governo Federal tem 180 dias para analisar os itens

Obras do Viaduto do Arroio Grande bloqueiam trânsito nesta sexta-feira
Prefeitura divulgou rotas alternativas; confira

Prefeitura de Santa Cruz retoma discussões para assumir área do Daer
Administração Municipal avalia as contrapartidas exigidas pelo Governo do Estado para a transferência do terreno