O princípio da sabedoria é o temor ao Senhor
Salomão, depois de ter conquistado tudo o que queria e de ter se tornado o homem mais sábio da história, chega a uma conclusão: “o princípio da sabedoria é o temor ao Senhor”. Temor não é sentir medo de Deus. É obedecer. A sabedoria, segundo a descoberta do rei sábio, é resumida em uma frase: obedecer a Deus. Fora disso, ainda que sua justificativa seja excelente, não há sabedoria.
Salomão está dizendo: por melhor que pareça um caminho, se não é a rota que Deus traçou para você, ele não é um bom caminho. Pode ser bom para José, João ou Carlos. Mas não é para você.
Morar em Chicago é maravilhoso, salvo quando o plano divino é tê-lo no Brasil. Ser advogado é excelente, exceto se Deus quer vê-lo em outra profissão.
Mas alguém pode aconselhá-lo a morar em uma cidade ou a seguir uma profissão. E os conselhos deste alguém podem ser sábios aos olhos do homem. Só que aí está a diferença. A sabedoria do homem é uma sabedoria de probabilidades, e não de certezas. O caminho provavelmente é bom, mas pode não ser. Já a sabedoria de Deus é uma sabedoria de resultado. No final das contas, a conta Dele estará certa. Deus conhece o futuro. Ele já está lá.
Por fim, São Tomás de Aquino dirá: Deus deu ao homem liberdade. Você pode tomar a rota que preferir, que parecer mais sábia aos seus olhos.
Mas penso que não podemos nos apoiar em nossa própria sabedoria na escolha da rota. Pessoalmente, faço simples oração: “Deus, na minha liberdade, escolho que o Senhor escolha”. E, se persiste a dúvida, peço respostas ao Senhor. Peço sinais, confirmações e paz. É o tal do “pedi e dar-se-vos-á”. Em algum momento, a resposta vem. E, com ela, a paz. Se você estiver passando por momento de indecisão, eis uma boa prece. Bom dia!
Samer Agi