E lá se vai presente para um canto qualquer.
Dar e receber presentes é uma prática quase diária. Nem sempre é fácil escolher o presente certo, nem sempre o presente agrada. Mas sempre a pessoa deve agradecer, sem dar a entender que isto eu já tenho. Pode ser uma agenda, um livro, um licor. Ou uma camisa. E lá se vai presente para um canto qualquer.
Há presentes bonitos e simples. No Evangelho encontramos os Reis do Oriente. Por serem ricos, trouxeram presentes valiosos: Ouro, Incenso e Mirra. Já os pastores, muito sábios, nada trouxeram ao Menino. Sua visita foi o presente.
Há presentes valiosos, que custam muito pouco. Esta a lista, sem contra indicações:
O Presente Escutar. Escutar de verdade, sem interromper. Deixar que a pessoa desabafe, despeje seu desencanto ou conte uma descoberta recente. Escute como se fosse a maior revelação dos últimos dez anos.
O Presente Afeição. Seja generoso com abraços, beijos ou caricias. Deixe que estes pequenos gestos demonstrem a feição que você tem com a pessoa amiga.
O Presente Sorriso. Seu presente significa: adoro você, estou feliz com sua companhia. O sorriso é um sinal mágico que pode ser colocado no começo, na metade ou no fim. Tem mil significados, principalmente aquilo que a pessoa necessita neste momento,.
O Presente Bilhete. Pode ser apenas o trivial: amo você ou o Muito Obrigado. Pode ser escrito à mão, talvez seja lembrado pelo resto da vida. O bilhete pode ser estrategicamente esquecido no guarda roupa ou num livro.
O Presente Elogio. Um simples e sincero elogio faz milagres. O elogio desperta infinitas possibilidades, que estão dormindo, à espera que alguém as acorde. Mesmo quando a pessoa acha que o elogia foi exagerado, tudo fará para merecê-lo mais tarde.
Presente Favor. Todo o dia faça algo amável, sem esperar retorno. A simpatia é contagiosa. Ela funciona em cadeia e , quase sempre, volta ao ponto inicial
Presente Respeito. Há momentos em que nenhuma palavra se torna oportuna. Precisamos de silêncio. Mais tarde será a vez da palavra oportuna e do incentivo
Palavra Disposição. O melhor presente para agradar é colocar-se à disposição. Às vezes não é fácil, com compromissos pela frente. Seu amigo é muito mais importante que a tarefa e o relógio. Dê a ele o presente que precisa neste momento.