Falta de chuvas desde janeiro impacta a agricultura e compromete o abastecimento de água no interior; veja detalhes
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em razão da estiagem que assola o município desde janeiro e se agravou nas últimas semanas de março. A decisão foi tomada devido à combinação de prejuízos econômicos e impactos sociais causados pela falta de chuvas. O decreto, elaborado pela Procuradoria Geral do Município e publicado no Diário Oficial, permite que o poder público atue com mais agilidade para minimizar os efeitos da seca. A medida, válida por 90 dias e passível de prorrogação, possibilita contratações emergenciais sem necessidade de edital, acelerando a aquisição de materiais e a contratação de serviços essenciais.
Motivos do decreto e impactos da estiagem
A reportagem da Arauto News teve acesso ao decreto de emergência. Entre os fatores que levaram à declaração de emergência está o agravamento das perdas na agricultura. De acordo com laudo da Emater, os prejuízos já chegam a R$ 29 milhões, com impacto significativo nas lavouras de soja, hortaliças, produção de leite e cultivos de subsistência, dentre outros. Além disso, a estiagem compromete o abastecimento de água para moradores da zona rural.
Atualmente, 60 famílias precisam de assistência devido à falta de água, e 40 propriedades enfrentam dificuldades de abastecimento. O esgotamento hídrico das vertentes tem levado a prefeitura a utilizar caminhões-pipa para garantir o fornecimento nas localidades mais afetadas.
Próximos passos
Com o decreto de emergência, o município aguarda o reconhecimento estadual e federal para viabilizar recursos destinados a ações de defesa civil.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 9 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz. ➡️ Feirão de Empregos oferta mais de 200 vagas em Santa Cruz. ➡️ Inscrições para a Gincana de Vera…

Rota de Santa Maria inicia trabalhos para liberar trânsito na RSC-287
Transbordamento do Arroio Barriga interrompeu tráfego entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul