Documento destaca que a falta de chuva causa prejuízos à agricultura desde janeiro e o pior é observado nas últimas semanas, em março
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul decretou situação de emergência devido à estiagem. O texto elaborado pela Procuradoria Geral do Município foi publicado no diário oficial desta quarta-feira (19) e destaca que a falta de chuva que causa prejuízos à agricultura ocorre desde janeiro e o pior é observado nessas últimas semanas, em março.
O decreto de emergência prevê uma atuação do poder público mais ágil nas áreas afetadas pela estiagem. Na prática, a medida permite, por exemplo, que haja licitações sem edital, com contratação de serviços e compra de materiais, para ações emergenciais. A publicação tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período.
Os próximos passos são o reconhecimento pelos governos estadual e federal. Com a situação de emergência, as equipes podem solicitar recursos de Brasília para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.
Quantidade de chuva
Uma estação meteorológica na região central de Santa Cruz mostra que a quantidade de chuva é menor do que no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março de 2024, foram 408 milímetros. Agora, são 252 milímetros – 28 em janeiro, 153 em fevereiro e 71 em março. No primeiro trimestre de 2023, outro período marcado pela estiagem, foram 225 milímetros.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B