Ao longo do ano, foram feitas 1.907 novas admissões, contra 1.877 demissões
O comércio foi o segundo setor maior gerador de empregos formais durante o ano de 2024 no município de Santa Cruz do Sul. O resultado, apontado pelo Observatório Econômico revela que entre atacado e varejo, que incluem as contratações de trabalhadores em estabelecimentos atacadistas e do comércio varejista, o saldo positivo na geração de empregos foi de 400 novas vagas, respondendo pela segunda colocação no acumulado do último ano, com 4,01% de crescimento na comparação com o ano passado. Apenas no varejo, setor vinculado ao Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), em 2024 foram geradas 1.907 contrações contra 1.877 demissões, ocasionando um saldo positivo de 30 novas vagas em lojas e estabelecimentos comerciais do município.
Conforme o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, o resultado positivo revela a força que o varejo tem no município, sendo Santa Cruz do Sul considerada uma cidade polo do Vale do Rio Pardo. “Estes indicadores que são gerados com dados oficiais do governo federal mostram que uma das forças econômicas atuantes no município vem do setor varejo. Mesmo em meio às dificuldades econômicas provocadas pelas enchentes de maio do ano passado, e o impacto delas sobre a economia local, o varejo superou as dificuldades, como costumamos dizer, e encerrou o ano com saldo positivo”, avalia.
A maior quantidade de contrações ocorreu nos meses março, abril, julho, outubro e novembro, sendo o mês de outubro o maior no quesito empregabilidade, com a contratação de 216 novos trabalhadores. Na contramão, os desligamentos ocorreram com maior força nos meses de janeiro e março, abril, agosto e novembro. “Isso explica que a sazonalidade do setor, especialmente após datas importantes como o Natal, tem influência direta na movimentação de trabalhadores no varejo. Mesmo com esta variação negativa, os números de contratações, durante o ano passado, mostraram que o setor segue aquecido e conectado com o consumidor local”, pontua Spode.
Para a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, a importância de pequenos estabelecimentos, cuja classificação comercial reside na categoria de produtos culturais, recreativos e esportivos, respondem pela maior parte dos empregos em Santa Cruz do Sul. “Ao todo, falamos de 3.098 empregados no setor varejista, destes, 961, são de lojas deste segmento. Na sequência vêm os estabelecimentos que comercializam materiais de construção, com 751 trabalhadores e em terceiro lugar lojas de vestuário e acessórios, com 550 empregados, segundo a nossa base de dados”, revela. Ainda no quesito empregabilidade, conforme o relatório do Observatório Econômico, em Santa Cruz do Sul, a maior parcela da geração de empregos está concentrada em estabelecimentos que têm até 20 trabalhadores empregados.
Crescimento do varejo
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo em dezembro de 2024 alcançou o percentual de 9,3 pontos percentuais acima do registrado em fevereiro de 2020, no período chamado pré-pandemia da Covid-19. Em Santa Cruz do Sul, o resultado apresentado em dezembro de 2024 foi de um crescimento médio de 5% nas vendas, na comparação com dezembro de 2023, segundo pesquisa feita pelo Sindilojas-VRP com associados.
Mapa do Emprego no Varejo – Santa Cruz do Sul
Número total de trabalhadores no varejo até 31 de dezembro de 2024
- 3.098 empregos formais
- 3º maior segmento empregador de Santa Cruz do Sul
Total de contratações durante o ano de 2024
- 1.907 empregos formais
Total de desligamentos durante o ano de 2024
- 1.877
Saldo positivo: 30 novos postos de trabalho formais
Empregabilidade por segmento
- Pequenas lojas e bazares: 961 empregos;
- Lojas de materiais de construção: 751 empregos;
- Vestuário e Assessórios: 550 empregos.
Idade média dos trabalhadores contratados em 2024
- 18 aos 27 anos
Qualificação
- 1.198 trabalhadores contratados com Ensino Médio Completo
- 210 trabalhadores contratados com Ensino Superior Incompleto
Notícias relacionadas

Safra do tabaco deve empregar mais de 9 mil safreiros na região
Balanço feito pelo Novo Stifa mostra o número de contratos temporários

Empresas do RS deverão passar a fazer recadastramento anual
Medida abrange estabelecimentos do regime geral e do Simples Nacional

Serasa lança novo Feirão Limpa Nome com descontos de até 99% e auxílio de até R$ 100; saiba como participar
A iniciativa, que acontece de 17 a 23 de fevereiro, conta com a participação de 1.456 empresas de diversos segmentos

Empresa de materiais médico hospitalares busca incentivo para se instalar em Santa Cruz
Representantes do negócio foram recebidos pelo prefeito Sérgio Moraes na tarde desta sexta-feira