Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
A partir da próxima segunda-feira (20), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) implementará um novo sistema para a solicitação de autorizações especiais de trânsito (AETs) e autorizações especiais de circulação (AECs). O módulo AET, parte integrante do Sisder (Soluções Integradas para Departamentos de Estradas de Rodagem), já é utilizado em outros estados e busca acelerar a emissão desses documentos essenciais para o transporte de cargas com peso ou dimensões excedentes.
As AETs e AECs são necessárias para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso e dimensões estabelecidos pela legislação de trânsito. Isso inclui, por exemplo, veículos que transportam cargas indivisíveis ou de grande porte, como equipamentos agrícolas, turbinas e estruturas metálicas, que requerem autorização para garantir que sua circulação ocorra de maneira segura e regulamentada.
Com o Sider, o Daer pretende dar mais agilidade à inserção de dados, análise e emissão das autorizações, permitindo que os pedidos sejam realizados diretamente pelo site do departamento. “Nesta primeira fase, o sistema organizará todas as informações relativas ao cadastro das empresas e dos responsáveis técnicos, incluindo detalhes da frota veicular, que estarão armazenados em um banco de dados acessível para futuras solicitações de AETs e AECs. Isso reduzirá significativamente o tempo necessário para a conclusão dos pedidos“, explica a superintendente de Transportes de Cargas do Daer, Diná Fernandes.
Uma mudança de destaque é que, agora, apenas empresas, proprietários e engenheiros poderão utilizar o sistema. O cadastro será realizado exclusivamente pelo site do Daer, e apenas dois tipos serão admitidos: o da empresa/proprietário e o do engenheiro responsável.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta a importância de incorporar novas soluções a esse serviço. “Com a crescente demanda por autorizações especiais de trânsito e de circulação, especialmente durante a pandemia e após as enchentes de maio passado, ficou evidente a necessidade de manter o abastecimento de materiais e insumos no Estado. O Sider vem para facilitar esse processo, garantindo eficiência e rapidez na emissão das autorizações necessárias para que esses materiais cheguem onde são mais necessários“, detalha.
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