Prefeitura de Santa Cruz alega que texto formulado pelo vereador Rodrigo Rabuske é inconstitucional
Ingressou na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul o veto do Executivo ao projeto aprovado pelo Legislativo, de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PTB), que dispõe sobre isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel que seja residência do portador de câncer e em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta tinha sido aprovada no dia 27 de novembro e foi considerada inconstitucional pela Prefeitura, que argumenta que o texto não atende às exigências legais.
LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto que isenta portador de câncer do pagamento de IPTU
Segundo Rodrigo Rabuske, a proposta foi motivada pela sensibilidade do vereador às dificuldades financeiras enfrentadas por pacientes oncológicos, associadas ao alto custo do tratamento e aos impactos econômicos nas famílias. “Entendo que é dever do Município amparar toda a população nele residente, vindo este projeto cumprir com esta função social. Essa medida é um modo de estender a mão e apoiar quem enfrenta essa gigante batalha. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com o veto”, disse.
O Executivo fundamentou o veto com base em dispositivos legais que tratam da necessidade de estimativas de impacto orçamentário-financeiro em projetos que envolvem renúncia de receita. A Prefeitura alega que o projeto não atende a essas exigências e, portanto, é inconstitucional, ou seja não respeita a Constituição Federal. O prazo final para votação do veto é 21 de fevereiro do ano que vem.
Notícias relacionadas

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas