Prefeitura de Santa Cruz alega que texto formulado pelo vereador Rodrigo Rabuske é inconstitucional
Ingressou na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul o veto do Executivo ao projeto aprovado pelo Legislativo, de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PTB), que dispõe sobre isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel que seja residência do portador de câncer e em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta tinha sido aprovada no dia 27 de novembro e foi considerada inconstitucional pela Prefeitura, que argumenta que o texto não atende às exigências legais.
LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto que isenta portador de câncer do pagamento de IPTU
Segundo Rodrigo Rabuske, a proposta foi motivada pela sensibilidade do vereador às dificuldades financeiras enfrentadas por pacientes oncológicos, associadas ao alto custo do tratamento e aos impactos econômicos nas famílias. “Entendo que é dever do Município amparar toda a população nele residente, vindo este projeto cumprir com esta função social. Essa medida é um modo de estender a mão e apoiar quem enfrenta essa gigante batalha. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com o veto”, disse.
O Executivo fundamentou o veto com base em dispositivos legais que tratam da necessidade de estimativas de impacto orçamentário-financeiro em projetos que envolvem renúncia de receita. A Prefeitura alega que o projeto não atende a essas exigências e, portanto, é inconstitucional, ou seja não respeita a Constituição Federal. O prazo final para votação do veto é 21 de fevereiro do ano que vem.
Notícias relacionadas
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte