Geral

Veto em projeto que isenta portador de câncer do IPTU deve ser votado pela Câmara

Publicado em: 18 de dezembro de 2023 às 07:12 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:51
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura de Santa Cruz alega que texto formulado pelo vereador Rodrigo Rabuske é inconstitucional

    Ingressou na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul o veto do Executivo ao projeto aprovado pelo Legislativo, de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PTB), que dispõe sobre isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel que seja residência do portador de câncer e em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta tinha sido aprovada no dia 27 de novembro e foi considerada inconstitucional pela Prefeitura, que argumenta que o texto não atende às exigências legais.

    LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto que isenta portador de câncer do pagamento de IPTU

    Segundo Rodrigo Rabuske, a proposta foi motivada pela sensibilidade do vereador às dificuldades financeiras enfrentadas por pacientes oncológicos, associadas ao alto custo do tratamento e aos impactos econômicos nas famílias. “Entendo que é dever do Município amparar toda a população nele residente, vindo este projeto cumprir com esta função social. Essa medida é um modo de estender a mão e apoiar quem enfrenta essa gigante batalha. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com o veto”, disse.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O Executivo fundamentou o veto com base em dispositivos legais que tratam da necessidade de estimativas de impacto orçamentário-financeiro em projetos que envolvem renúncia de receita. A Prefeitura alega que o projeto não atende a essas exigências e, portanto, é inconstitucional, ou seja não respeita a Constituição Federal. O prazo final para votação do veto é 21 de fevereiro do ano que vem.