Aumento do ICMS será votado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa
Nesta terça-feira (19) será votado o projeto de lei apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul que aumenta de 17% para 19,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no RS. Empresários de Santa Cruz do Sul e região estão se mobilizando para marcar presença na Assembleia Legislativa contra o aumento do imposto.
Leia também: Moradores de Linha Santa Cruz relatam falta de água desde sexta-feira
De acordo com o vice-presidente regional da Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul), Ario Sabbi, a medida vai impactar o cenário econômico gaúcho, representando um retrocesso, afetando a competitividade e diminuindo o poder de compra da população.
Por este motivo, a Federasul está convocando todo o empresariado regional para estar presente nesta terça, a partir das 11h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
“Precisamos que o empresariado vá, pressione os deputados e mostre a força daqueles que votaram neles. A ideia é que eles sintam que na próxima eleição estaremos olhando para a atuação deles neste momento. Esperamos que o empresariado local se mobilize, se não o fizermos vamos ter problemas no futuro”, afirma Sabbi.
Para que o projeto se torne lei, é necessária a aprovação por maioria simples. Com 55 deputados participando da sessão, pelo menos 28 votos favoráveis são necessários. Caso a aprovação não ocorra até 31 de dezembro, o reajuste não terá validade em 2024.
O principal argumento do Governo é a necessidade de ajustar a alíquota diante da iminente mudança na divisão de impostos proposta pela reforma tributária federal. Com 17 dos 27 estados brasileiros já tendo reajustado suas alíquotas do ICMS, o Rio Grande do Sul busca evitar perdas financeiras em um cenário de redistribuição tributária.
Segundo o vice-presidente, o Governador do Estado deve fazer uma gestão minimizando despesas e não aumentando impostos para manter a atual máquina como ela está. “Se nós não nos mobilizarmos isso vai passar”, concluiu Sabbi.
Notícias relacionadas

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão