SINTONIZE SAÚDE

Programa do Hospital Ana Nery oferece cuidados essenciais à comunidade do Bairro Progresso

Publicado em: 18 de novembro de 2024 às 08:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas

    O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, desenvolve há quase 20 anos o Programa de Promoção da Saúde da Criança, Adolescente, Gestante e Puérpera, conhecido como Projeto Viva Bem, no Bairro Progresso. A iniciativa, por meio do setor de Projetos Sociais do Hospital Ana Nery, busca promover a saúde e qualidade de vida das famílias atendidas, levando cuidados e informações essenciais à população.

    Custeado por meio da doação do Imposto de Renda junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o programa atende famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho é realizado através de visitas domiciliares, oficinas socioeducativas dentro da comunidade e parcerias com as escolas do bairro.

    Conforme explica a técnica de enfermagem do setor de Projetos Sociais do Hospital Ana Nery, Juçara Pereira, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas, como enfermagem, psicologia, nutrição, odontologia e serviço social. “Nosso trabalho é preventivo. A gente leva informação”, destaca.

    Foto: Divulgação

    Segundo Juçara, entre os temas trabalhados com as famílias estão a importância do calendário vacinal em dia, cuidados pré-natais, prevenção da gravidez na adolescência, saúde bucal, combate às drogas, sexualidade e alimentação saudável. Além disso, a cada quinze dias o Consultório Móvel do hospital é levado ao bairro para consultas e avaliações à comunidade.

    A profissional ressalta que por se tratar de um projeto social, o programa não realiza procedimentos médicos, mas sim encaminha os casos à rede pública de saúde. Em parceria com outras entidades, a iniciativa também busca estimular novas oportunidades para a comunidade, como horta comunitária e sessões de contação de histórias para as crianças. Outra parceria importante é a doação de alimentos, que viabiliza a montagem de cestas básicas para as famílias.

    Juçara destaca ainda a importância do acompanhamento psicológico, dado o aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes atendidos. De acordo com ela, essas situações acontecem muitas vezes decorrentes de vulnerabilidades sociais.

    As visitas domiciliares ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, com frequência que varia entre semanal, mensal ou trimestral, dependendo das necessidades de cada família. “Nós, como projeto social no bairro, vimos o impacto positivo na comunidade. Houve uma mudança muito grande”, conclui Juçara.