Evento contará com uma atração nacional: Tchaka Drag Queen
A Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul será um evento multicultural e contará com uma atração nacional: Tchaka Drag Queen, apresentadora oficial da Parada Gay de São Paulo, considerada a maior do mundo. Esta será a segunda vez que Tchaka visita o estado, tendo participado anteriormente da Parada de Luta de Porto Alegre.
Sob o tema “Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!”, a 4ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul ocorrerá no próximo domingo (24), na Praça da Prefeitura. O evento representa a luta pelos direitos LGBTI+, promovendo inclusão, aceitação e respeito à diversidade. Além disso, será uma celebração vibrante que reunirá cerca de 30 artistas, incluindo DJs, gogo dancers, drag queens, cantores de hip hop e diversas manifestações de ativistas e entidades defensoras da causa LGBTI+ de várias cidades do Rio Grande do Sul.
A programação terá início às 13h, com a concentração, seguida por apresentações no palco principal a partir das 15h. A abertura oficial, com a presença de autoridades e convidados, ocorrerá às 16h. A tradicional caminhada com trio elétrico está marcada para as 17h, percorrendo as ruas do centro e retornando à praça, onde as atividades continuarão até as 22h.
Organizada pela Angel Produções, em parceria com a ONG Desafios, e patrocinada pelo município por meio da Lei de Patrocínio, a parada contará com trios elétricos, incluindo um que, pela primeira vez, participará da Procissão das Criaturas. O encerramento ficará por conta do Pagode do Sebá. O evento, originalmente programado para junho, em comemoração ao mês do orgulho LGBTI+ mundial, foi adiado devido ao desastre climático que afetou o estado.
Além da parada, a 3ª Feira da Diversidade, organizada pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Diversidade, oferecerá um espaço para a troca de experiências, produtos e serviços. A feira busca fomentar a economia criativa e reforçar a inclusão e o fortalecimento da comunidade. Já estão confirmados 20 expositores de diversas áreas, incluindo o setor de turismo, com destaque para o segundo ano consecutivo do Espaço LGBT do Festuris Gramado.
Empresas de vinhos e espumantes com rótulos LGBT, lingeries, agências de turismo, ateliês de costura, artesanato, serviços, cultura e lazer compõem os estandes. Em 2023, a feira gerou cerca de R$ 20 mil em negócios, e ainda há espaços disponíveis para interessados em participar.
Notícias relacionadas
Morada dos Búfalos permite contato direto com animais de meia tonelada
O espaço combina contato direto com búfalos, gastronomia e uma casa histórica no estilo açoriano
Atividades celebram Dia do Zumbi e da Consciência Negra no RS
No Rio Grande do Sul há 140 comunidades quilombolas certificadas e reconhecidas, localizadas em 70 municípios gaúchos
Com previsão de chuva, “Pedal Azul e Rosa” é transferido para 30 de novembro
A atividade visa promover reflexões sobre a saúde masculina e feminina
Os Candeeiranos arrepiam com Alma Pampa no tablado do Enart
Invernada do CTG Candeeiro da Amizade se apresentou às 15 horas deste sábado na Força A, no ginásio Poliesportivo