A professora Amanda Rocha Schirmann viu no cotidiano das crianças material mais que suficiente para compor uma obra
Eles ainda não foram alfabetizados, mas já têm livro lançado e no ambiente escolar são considerados celebridades. A turminha 4A da Emei Castelo Infantil, de Santa Cruz do Sul, formada por 22 alunos com idades entre 3 e 4 anos, foram os protagonistas de uma noite de autógrafos, que no início deste mês, reuniu nas dependências da escola, pais, amigos e familiares para comemorar o lançamento do livro Era uma vez a turma 4A.
O projeto surgiu durante as aulas da professora Amanda Rocha Schirmann, que viu no cotidiano das crianças, material mais que suficiente para compor um primeiro livro. “Esta turma gosta muito de contar histórias, de compartilhar vivências., então pedi que pesquisassem sobre o próprio nome. Eles conversaram com os pais, fizeram cartazes, contaram o que ouviram para os colegas e isso foi tomando uma proporção que já não era só mais sobre a história do nome deles, mas sobre a história da vida deles”, contou.
Super colorido, todo ilustrado com fotografias e também desenhos e rabiscos feitos pelos próprios alunos, o livro reúne histórias e vivências compartilhadas dentro e fora da sala de aula, durante as brincadeiras, em meio as atividades pedagógicas e também situações do ambiente familiar. “Muita coisa interessante surge no dia a dia deles, daí a importância de uma escuta ativa para captar esses momentos hiper, mega importantes da vida deles”, observou a professora.
Para não esquecer nenhuma das muitas passagens que iriam compor o livro, Amanda precisou registrar em vídeos os momentos com as crianças e só depois colocar no papel a narrativa. O resultado impressionou a própria professora e também a direção da escola, que abraçou junto o projeto. “Depois de pronto a gente viu que o livro não poderia ser somente entregue dentro de cada mochila, mas que merecia um momento especial e aí surgiu a ideia da noite de autógrafos”, disse a diretora Karine Inês Kothe.
Cerca de 40 exemplares foram impressos e distribuídos entre os familiares na noite de autógrafos e pedidos seguem sendo feitos para presentear tios, avós e outros parentes. A preparação para o grande momento incluiu ensaio e elaboração de um vídeo para ser apresentado na ocasião, contendo depoimentos das crianças.
Para os pais do pequeno Pedro Oliveira Vargas, 3 anos, Luana, 38 e Daniel, 39, o projeto empolgou toda a família. “Na noite de autógrafos o Pedro tava ansioso e a gente mais ainda. A emoção tomou conta e foi tudo muito lindo”, contou a mãe. Para eles, a proposta além de diferente foi também enriquecedora . “Ficamos muito felizes com a iniciativa da professora e da direção da Castelo Infantil porque nosso filho estaria conhecendo a história dele, de como tudo começou com a escolha do nome e depois ainda poderia contar para os amiguinhos e a professora porque ele adora contar as coisas”.
Notícias relacionadas
Arroio de Santa Cruz recebe instalação de ecobarreira para conter resíduos sólidos
Iniciativa é uma realização do Instituto Binemac
Torcida Organizada – Arauto News – 18/11/2024
Derrota do Ceisc União Corinthians em Lajeado, projeção de Grêmio x Juventude, situação financeira do Inter e a reta final da Série B do Brasileirão Participantes: Nícolas da Silva, Sandro Viana, Luciano Almeida, Kássia Machado, Bianca Mallmann e Rafael Cunha
Quarta-feira é feriado nacional; lojas não podem convocar trabalhadores
Não há acordo ou convenção coletiva entre o Sindilojas-VRP e o Sindicato que representa os trabalhadores que permita abertura do comércio
Feriado altera funcionamento das repartições municipais nesta quarta-feira
20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra