Evento ocorreu em Santa Cruz e no turno da tarde, os estudantes cooperativistas participaram da oficina voltada à inteligência artificial
De forma pioneira no modelo de negócio, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou na noite desta quarta-feira (16), uma reunião de núcleo de intercooperação com a Cooperativa Escolar Plantando Ideias, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul. O encontro aconteceu no Salão da Comunidade de Pinheiral, com a presença de associados e convidados. No turno da tarde, os estudantes cooperativistas participaram da oficina voltada à inteligência artificial.
A Reunião de Núcleo Sicredi tem caráter informativo, sendo uma oportunidade para que os associados acompanhem os trabalhos realizados pela cooperativa no âmbito social e econômico. “Hoje estamos conversando com os nossos associados e com os associados da Plantando Ideias“, explicou o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, que conduziu a reunião de forma conjunta com o presidente da Cooperativa Escolar Plantando Ideias, Lucas Jossiê Cerentini, e a vice Vitória Heck Soder, acompanhados da professora orientadora Camila Rocha Vargas.
Na prática, as apresentações foram de forma alternada entre Cooperativa Sicredi e Cooperativa Escolar enfocando estrutura, governança, propósito, movimentações financeiros e ações sociais exatamente para os alunos e presentes entenderem a dinâmica de uma Cooperativa Oficial mas muito semelhante a uma Cooperativa Escolar de forma a produzir uma experiência de aprendizado concomitantemente a uma experiência real de prestação de contas na lógica de transparência.
O presidente Heitor Petry falou sobre o modelo de negócio cooperativo e os diferenciais, apresentou os números da cooperativa que demonstraram a evolução da instituição, principalmente no propósito do investimento em educação. “É atuar de forma conjunta pelo mesmo interesse em comum. A cooperativa que não tem interesse pela comunidade perde a sua razão de existir, ela precisa estar presente na comunidade e fazer a diferença“, destacou o líder cooperativista.
Petry ainda trouxe um dado interessante. Atualmente, existem 280 cooperativas escolares em todo o Brasil, sendo mais de 7.500 estudantes associados. “Aqui no Vale do Rio Pardo temos 27 cooperativas escolares e mais de 1.000 alunos, ou seja, temos hoje, praticamente, 10% das cooperativas escolares de todo o Brasil. Motivo de orgulho e comemoração“, frisou Petry.
O presidente da Cooperativa Escolar Plantando Ideias ressaltou que os associados são os responsáveis em mover a cooperativa escolar. A vice-presidente destacou a experiência de participar do grupo, em que podem exercer as potencialidades, a liderança e os valores cooperativistas. A professora Camila falou sobre as atividades realizadas pelos estudantes durante o ano e a importância da cooperativa escolar, que incentiva um envolvimento maior dos alunos dentro da escola e a participação mais acentuada da comunidade escolar.
Inteligência artificial
Entre as novidades para o próximo ano na gestão da Cooperativa Escolar Plantando Ideias está a experimentação da inteligência artificial, principalmente no auxílio do desenvolvimento do objeto de aprendizagem. Durante 2024, os estudantes tiveram contato com a tecnologia por meio de palestra e de oficinas, como a realizada na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, nas dependências da escola. A união da cooperativa escolar com a inteligência artificial faz parte de uma parceria entre a Fundação Sicredi, Sicredi Vale do Rio Pardo e DokaLab.
Conforme os próprios estudantes, o intuito é criar um ambiente de inovação tecnológica, promovendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro, como o uso de dados e a capacidade de trabalhar com novas tecnologias, mantendo os princípios cooperativistas. “É desenvolver a educação de uma forma diferente. A inteligência artificial é uma maneira de levarmos um conteúdo muito mais técnico, isolado em alguma parte do mundo, de uma forma muito mais democrática, fácil e acessível“, complementou o CEO da DokaLab, Rogério Pereira.