SANTA CRUZ

“É a semana máster do ano”, frisa o coordenador dos Festejos Farroupilhas, Jacson Franco

Publicado em: 18 de setembro de 2024 às 17:04
SEMANA FARROUPILHA TEM VASTA PROGRAMAÇÃO EM SANTA CRUZ | EMILY LARA
compartilhe essa matéria

Ápice da programação será o desfile da manhã desta sexta-feira, feriado de 20 de setembro, no centro da cidade

A semana em que o povo do Rio Grande do Sul celebra com mais força e intensidade suas raízes e tradições ganhou uma programação de peso em Santa Cruz do Sul, que desde o dia 12 vivencia, em inúmeras atividades, a integração. São escolas, entidades tradicionalistas e comunidade em geral que tem se somado nos festejos, que neste ano homenageiam o centenário de Jayme Caetano Braun. O coordenador dos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz, Jacson Franco, resumiu o que representa esses dias de comemoração.É a semana máster do ano, e o dia principal, o dia 20, quando acontecem os desfiles. É um período muito esperado pelo tradicionalismo, pelos gaúchos”, destacou.

Franco foi entrevistado pela Arauto News nesta quarta-feira (18) e salientou que a Semana Farroupilha é muito esperada, independente se a pessoa frequenta um CTG ou não. “Temos o gaúcho que aprecia a música, o tiro de laço, as atividades culturais, a dança, a culinária. É o momento máster em que as atividades acontecem em sequência grande e rápida. É um momento muito importante para o público de Santa Cruz”, destaca, realçando que essa programação foi alinhada de forma conjunta, com instituições parceiras. As chuvas atrasaram o cronograma de planejamento da festa, mas desde agosto começou a divulgação.

Não é a primeira vez, aliás, que a enchente impacta na programação. Ano passado, quando houve a cheia no Vale do Taquari, em municípios como Roca Sales, lembrou Franco, “optamos em não fazer o desfile, até pelo Comando Regional de Bombeiros estar totalmente envolvido naquele episódio. Era uma questão de respeito”, frisou. Agora, a expectativa é pela retomada deste momento ímpar para a programação.

As inscrições para as entidades e grupos participantes encerram nesta quarta-feira (18). Mas o desfile deve começar pela passagem da Chama Crioula, cavaleiros da integração, forças públicas, CTGs e piquetes e por último o desfile a cavalo. O Coordenador dos Festejos reconhece que existe previsão de chuva, mas a intenção é manter de pé a programação até às 6 horas de sexta-feira e cancelar se tiver muita chuva. Se acontecer o desfile, e o clima permitir, começa às 9h30min, no início da rua Ernesto Alves.

E à tarde, a partir das 15h, atividades no CTG Estância Alegre, seguido, às 16h, pela apresentação do Grupo Gente Gaudéria até 18h, e o encerramento com extinção da Chama Crioula. Ainda, destacou Franco, após o desfile, alguns cavalarianos se deslocam ao Parque de Eventos, onde passam o dia num momento de atividades campeiras e de integração.

As entidades fazem um belo trabalho com suas rondas, com crianças, atividades folclóricas, a noite são servidos belos cardápios campeiros. A abertura, foi a maior já realizada. Estamos muito felizes em saber que está dando certo. E agora esperar pelo ápice, o desfile”, arremata o Coordenador dos Festejos Farroupilhas de Santa Cruz.

Leia também