Na Praça da Bandeira, teve apresentação de orquestra, invernada e banda de rock
A arte e a cultura tomaram conta do centro de Santa Cruz do Sul na tarde calorosa desse domingo (17), que marcou temperaturas acima dos 30 graus. Em frente à Praça da Bandeira, o trânsito de veículos na Rua Marechal Floriano Peixoto foi fechado para possibilitar que grupos de famílias e amigos pudessem prestigiar as apresentações artístico-culturais. A programação começou com a Orquestra Sopro dos Anjos, vinda de Minas Gerais para uma turnê pelo Rio Grande do Sul – e a primeira cidade escolhida foi Santa Cruz. Depois disso, o público ainda pode acompanhar danças com performances em homenagem ao município pela Invernada Juvenil do CTG Tropeiros da Amizade e seguir a noite ouvindo músicas gaúchas tocadas ao rock de Lobos dos Pampas – um projeto da banda Lobos da Estepe em alusão à Semana Farroupilha.
Leia também: 30ºC às 6h: Calor chama atenção na região
As programações foram organizadas pela Secretaria Municipal da Cultura. Na visão do vice-prefeito Elstor Desbessell, que acompanhou as atividades, a grande concentração de público demonstra que o centro se tornou um espaço multicultural que acolhe cada vez melhor os santa-cruzenses e visitantes: “é gratificante ver a Praça, o nosso calçadão, lotado de pessoas felizes, confraternizando, em um momento de lazer que também valoriza a cultura e a arte”. A visão é compartilhada pelas amigas Inês Marques, Jussara Lopes e Neiva Lopes, que saíram do Bairro Senai e vieram até o centro prestigiar o evento: “É muito bom a gente sentar aqui, conversar, conhecer gente nova e ainda adquirir cultura. Isso só traz alegria”.
Orquestra veio de Minas Gerais para intercâmbio cultural
Antes de tocar na Praça da Bandeira, a Orquestra Sopro dos Anjos, conduzida pelo maestro Isaías Lopes, já havia feito outras apresentações na cidade durante o final de semana – na Praça Getúlio Vargas, na igreja Santo Inácio, na Bierhaus e na comunidade Santo Antônio. Chegados na última sexta-feira (15), os 21 músicos vieram do município de Perdões, Minas Gerais, para uma turnê no Rio Grande do Sul em comemoração aos 20 anos da Orquestra – que é mantida com o apoio de doações e composta, em sua maioria, por adolescentes de baixa renda. Santa Cruz do Sul foi o primeiro local escolhido para os espetáculos no sul do país como forma de retribuir a visita realizada em 2012 pelo Oktobertanz, grupo de danças folclóricas de Santa Cruz que, na época, levou a cultura alemã até os mineiros. Na cidade, foram recebidos pelo presidente do Oktobertanz, Sérgio Machado, e demais integrantes do grupo.
“Gratidão é o maior sentimento que temos por Santa Cruz do Sul”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Perdões, Guilherme Alcântara, que acompanha a turnê. “Queremos agradecer ao povo desta cidade, que é um muito acolhedor. Por onde nós passamos fomos muito bem recebidos. E também parabenizar por manterem viva a tradição desta terra, deste lugar, deste estado, que é tão importante”, disse. A partir desta segunda, os espetáculos seguem em Porto Alegre, Feliz, Bom Princípio, São Sebastião do Caí e Gravataí, fechando no dia 24. Para cada um, é preparado um repertório diferente, ao som de violinos, violoncelos, violões, piano elétrico, entre outros instrumentos.
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município