Geral

Com obra pronta, UTI Pediátrica deve entrar em funcionamento nos próximos meses

Publicado em: 18 de agosto de 2024 às 07:39
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Divulgação/HSC
    compartilhe essa matéria

    Segundo Vilmar Thomé, faltam ainda duas etapas antes de efetivamente receber os pacientes

    As obras de reforma da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz estão finalizadas e o espaço deve entrar em funcionamento nos próximos meses. A informação foi confirmada pelo diretor-geral Rolf Fredi Molz e pelo ex-diretor Vilmar Thomé, em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News.

    Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto

    Segundo Thomé, os serviços foram praticamente concluídos, faltando apenas retoques finais. Ele afirmou que os equipamentos já foram instalados e testados, e que faltam ainda duas etapas antes de efetivamente receber esses pacientes adicionais. Uma reunião com a prefeita Helena será realizada para discutir o aditivo de contrato que vai garantir o custeio da operação. Após a assinatura desse acordo, deve levar aproximadamente 60 dias para iniciar os atendimentos.

    “Assinado o contrato, o professor Rolf vai precisar de um a dois meses para a montagem das equipes, contratações de médicos, enfermeiros, técnicos e demais componentes da equipe, treinamento desse pessoal e acolhimento”, disse.

    Thomé destacou que a notícia é boa para todo o Rio Grande do Sul, pois, segundo ele, as unidades de terapia intensiva são regulações estaduais que favorecem a população de todo o estado. “É claro que a maioria das pessoas que usam as UTI”s são da cidade e regiões próximas, mas é uma regulação estadual”, explicou.

    Ele revelou ainda que a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, entrou em contato com a direção da casa de sáude há algumas semanas e afirmou que quer articular a vinda do governador Eduardo Leite para a inauguração da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz.

    O Hospital Santa Cruz é reconhecido como referência na região, especialmente em casos de parto de alto risco, o que frequentemente ocupa leitos nas maternidades, UTI’s e também na pediatria. A reforma tem o objetivo de aprimorar a infraestrutura para melhor atender a demanda crescente e diversificada dos pacientes.

    Leia também