Geral

População atingida pela enchente em Venâncio Aires pode solicitar isenção de tributos

Publicado em: 18 de junho de 2024 às 13:38
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Legislação municipal inclui IPTU, Taxa de Coleta de Lixo, Taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além das taxas sanitárias | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Legislação municipal inclui IPTU, Taxa de Coleta de Lixo, Taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além das taxas sanitárias

    A Prefeitura de Venâncio Aires lançou um pacote de medidas de auxílio à população, cujo foco é reduzir os efeitos sociais e econômicos causados pela enchente. Este pacote inclui a Lei Municipal que trata do perdão de dívidas municipais referentes ao IPTU, Taxa de Coleta de Lixo, Taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além das taxas sanitárias, todas relativas ao exercício de 2024.

    De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, as dívidas de 2024 em atraso ou ainda por vencer deixarão de ser cobradas às famílias atingidas pela enchente. “Essa medida ajudará os cidadãos a reequilibrar seu orçamento familiar e restabelecer suas atividades. Porém, a remissão não inclui a restituição para aqueles que já haviam pago seus tributos antes da calamidade pois, naquele momento, o contribuinte possuía condições de cumprir as suas obrigações tributárias, que foi afetada posteriormente ”, reforça.

    Leia também

    Os moradores interessados em solicitar o perdão das dívidas devem fazer o pedido até o dia 30 de junho. O processo pode ser iniciado através do banner “Ajuda Venâncio”, disponível no site da prefeitura, na aba “Benefício Fiscais – Calamidade”.

    “O pedido ficará em análise até que seja feito o cruzamento de dados para verificar a elegibilidade do requerente. Esta verificação se faz necessária para assegurar que o benefício seja concedido apenas aos realmente necessitados e que foram impactados pelas enchentes, conforme reconhecido pelo Decreto de Calamidade”, destaca Fabiana.