Cultura e Entretenimento

Vivência na cultura alemã motiva Luana Lais Wagner Budde no concurso da Oktoberfest

Publicado em: 18 de junho de 2024 às 08:00 Atualizado em: 18 de junho de 2024 às 08:03
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Mariana Schneider
    compartilhe essa matéria

    A professora vê a Oktoberfest como uma celebração que reflete seus costumes diários com a família e amigos no interior

    O Grupo Arauto entrevistou Luana Lais Wagner Budde, de 27 anos, uma das candidatas a soberana da 39ª edição da Oktoberfest. A jovem, pós-graduada em Educação e professora, compartilhou sua história com a Festa da Alegria.

    Para Luana, participar do concurso é a realização de um sonho. Ela vê a Oktoberfest como uma celebração que reflete suas vivências diárias com a família e amigos no interior, além de destacar as tradições germânicas do município. “A festa é muito importante para a história do nosso município, para o presente e também para o futuro, para que as próximas gerações possam também ter toda essa informação e vivência tão rica da nossa cultura”, disse.

    O desejo de representar Santa Cruz na Festa da Alegria surgiu de suas vivências com a cultura alemã. Desde pequena, construiu memórias com família e amigos através de trabalho voluntário na comunidade. “Todos esses elementos despertaram em mim a possibilidade de colocar o meu nome à disposição como voluntária, para ajudar a festa a se desenvolver mais. Eu vejo a Oktober como uma possibilidade de demonstrar todo o amor que eu tenho pela nossa cultura e fazendo algo que eu já faço no interior, que são essas atividades voluntárias”, revelou.

    A relação de Luana com a festa começou na infância, quando seus pais a levavam ao parque. Ao longo dos anos, ela intensificou sua participação, especialmente por meio dos jogos das Olimpíadas Rurais da Lifasc. “Em todas as edições eu estive presente como uma torcedora da minha equipe. No último ano, eu pude ajudar de uma forma ainda mais intensa na organização desses jogos. Eu pude, a cada edição da festa, intensificar ainda mais as minhas vivências, a partir dos desfiles, bailes, da presença das próprias Olimpíadas, e todas essas vivências me motivam muito na busca da realização desse sonho”, contou.

    Independente do resultado, Luana quer ser lembrada por sua simplicidade, humildade e simpatia. “Quero que as pessoas lembrem de mim como a mesma Luana que eles encontram no dia a dia, nos jogos de futebol, quermesses e festas, sempre muito acessível, sorridente e alegre. Eu quero que as pessoas tenham essa imagem positiva da minha pessoa do concurso. Quero deixar um legado bastante significativo”, afirmou.

    Luana sugeriu a implementação de um espaço sensorial na Oktoberfest, similar às salas de recursos em escolas, um local especializado para atender pessoas com deficiências. “Para que elas pudessem, a partir dos diferentes sentidos, experimentar a Oktober também. Um espaço pensado e adaptado para cada uma dessas necessidades poderia fazer com que mais pessoas pudessem sentir toda a energia positiva e grandeza que é a nossa Oktober”, concluiu.

    As sucessoras da rainha Camila Schaefer e das princesas Daniela Schoeninger e Marilia Fischer serão conhecidas no dia 30 de junho. O Ginásio Poliesportivo será o palco onde essas jovens terão a chance de conquistar seus lugares na corte da Festa da Alegria.

    A cobertura da Escolha de Soberanas da 39º Oktoberfest tem o patrocínio de Domcello Pizza Express, Ajad Cosmética Profissional, Clube Debora Berti, Clínica DNA Vital Michele Cardoso, Clínica Dra Ceres Buss, Anelise Winter Idiomas e Intercâmbios, Viva Assessoria de Condomínios, JO Acabamentos, Vânia Capellaria Studio Hair e Cedil Diagnóstico por Imagem.

    Leia também