Região

Limpeza externa da Igreja Matriz São Sebastião será feita por empresa que nasceu na Austrália

Publicado em: 18 de junho de 2022 às 10:48 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 20:54
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Contrato será assinado nos próximos dias e a expectativa é que o trabalho tenha início em julho

    Após 20 anos, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir terá uma cara nova em breve. A parte externa da estrutura passará por um processo de limpeza e a empresa escolhida nasceu na Austrália. De acordo com um dos gestores da Bagual Corporation, Henrique Veiga, o contrato deve ser assinado nos próximos dias e a expectativa é que o trabalho tenha início em julho. O investimento, segundo a Paróquia, é de R$ 150 mil.

    A Bagual Corporation foi criada por Henrique em 2018 e se consolidou no período em que o brasileiro passou no continente australiano. Quando retornou para região, mesmo sem prédios tão altos quanto em Sidney, decidiu introduzir a prática do alpinismo industrial nos Vales do Taquari e Rio Pardo. “Está melhorando cada vez mais. A gente começou não faz muito tempo. O pessoal está conhecendo”, disse.

    De acordo com o presidente do Conselho Paroquial de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir, Fernando Heissler, após análise, foi definido que uma pintura não seria necessária para a igreja, tendo em vista que a estrutura é revestida com textura. Dessa forma, se optou em realizar uma lavagem no prédio, sendo mais adequado o trabalho por meio de rapel.

    A expectativa é de que os trabalhos no local sejam realizados pelo período de quatro meses. O serviço será efetuado por duas pessoas ancoradas em dois pontos cada. Outros dois profissionais ficarão acompanhando a tarefa e controlando os cidadãos que passam no entorno, em razão do produto utilizado para a limpeza. A parte que concentrará a revitalização ficará isolada. Os demais acessos da igreja ficarão abertos para visitação.

    “Precisamos dar uma repaginada na nossa igreja. Ela é o nosso símbolo maior e é um dos principais pontos turísticos de Venâncio Aires. Já são 20 anos sem realizar serviços na parte externa e o revestimento está em um tom envelhecido. De certa forma, precisamos aumentar a vida útil da texturização existente nela”, relatou o presidente do Conselho Paroquial de Administração, Fernando Heissler.