Cultura e Entretenimento

Dia Internacional dos Museus reforça importância da preservação de acervos

Publicado em: 18 de maio de 2023 às 14:20 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 10:10
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Venâncio Aires, coleções e exposições estão disponíveis para a comunidade

    O Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta quinta-feira (18), tem como objetivo incentivar a população a conhecer e prestigiar as casas de cultura espalhadas pelo mundo, além de reforçar a importância da preservação de acervos históricos. Em Venâncio Aires, o Núcleo de Cultura foi fundado em 10 de dezembro de 1987, na Rua Osvaldo Aranha, número 1021. O NUCVA, como é conhecido, é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que atua em diversas áreas culturais. 

    Já o Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994, com peças antigas doadas pela comunidade. As doações, após parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), resultaram na aprovação no Ministério da Cultura do projeto: "Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico". Com isto, o acervo foi subdividido em diversos departamentos, como museu, arquivo histórico, hemeroteca (jornais, revistas e periódicos), discoteca (discos e fitas) e biblioteca.

    Conforme o curador do Museu, Henrique Ferrari Regert, devido ao sucesso uma campanha foi lançada em 17 de dezembro de 1994. O objetivo era reunir recursos financeiros para fazer a aquisição do histórico edifício Storck, construído pelo arquiteto Simão Gramlich, a partir de 1929. "A comunidade foi mobilizada e passou a contribuir com pequenas doações mensais, através de débitos em suas contas bancárias e concluindo o pagamento em 27 de Abril de 1998, num total de R$ 508.752,15", relembra.

    No dia 30 de novembro de 1997, com a presença do então Ministro da Cultura, Francisco Weffort, foi reaberto o Museu de Venâncio Aires no edifício Storck. A inauguração, conforme explica Regert, teve exposições, que seguem, até hoje, a norma de um museu dinâmico "onde a cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala, atraindo cada vez mais os visitantes. Nestas exposições realçamos vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, espadas, vestimentas religiosas, numismática, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, entre outros."

    Em 26 de outubro de 2001, o Edifício Storck foi declarado Patrimônio Histórico Municipal de Venâncio Aires pelo decreto nº 3049. O Museu de Venâncio Aires é de propriedade da comunidade, além disso a Casa de Cultura se mantém através de uma parceria voluntária com a Prefeitura Venâncio Aires, através do projeto Museu de Portas Abertas. 

    "Hoje o Museu conta com sete salas de exposições, um mini auditório áudio visual onde temos o cineminha do museu e estamos criando o Espaço Artístico Dolores Storck, que será um lugar ligado ao lúdico, para contação de histórias, oficinas e cursos", destaca o curador.

    A Casa de Cultura tem como presidente Volnei Alves Corrêa, possui três funcionários e dois voluntários. A visitação ao museu pode ser feita de segunda a sexta-feira, de forma gratuita. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3741 5713 ou através do Facebook e Instagram do espaço cultural.