Uma pessoa que você gostava muito te decepcionou e agora você não consegue se imaginar confiando novamente em alguém e correndo o risco de sofrer mais uma vez.
Uma pessoa que você gostava muito te decepcionou e agora você não consegue se imaginar confiando novamente em alguém e correndo o risco de sofrer mais uma vez. Se identificou com essa história? Saiba que isso é mais comum do que você imagina, em todas as esferas da vida, incluindo amizades, namoros, casamentos e, até mesmo, nos negócios.
Talvez você esteja pensando: se o risco é tão abrangente assim, por que será que as pessoas ainda confiam umas nas outras? A resposta é simples, porque a confiança é a base de qualquer relação e as chances de corresponderem a ela são muito maiores do que do contrário. Olhe ao seu redor e constate isso por si mesmo. Quantas pessoas te decepcionaram e quantas são incríveis contigo? Tenho a certeza de que o número de relacionamentos positivos será muito superior ao de decepções.
Voltar a acreditar nas pessoas inclui mais do que dar uma chance a elas, envolve dar uma chance a si mesmo para que supere a dor e volte a ser feliz.
Perdoe a si mesmo em primeiro lugar. Você já se perdoou por ter sido enganado? Faço essa pergunta porque é bastante comum que as pessoas se culpem por situações desse tipo. Então, caso tenha se sentido mal por isso, saiba que não é nenhum pecado ser bom e confiar no outros e que isso não te torna um indivíduo bobo ou ingênuo. Além disso, evite pensar no que teria acontecido caso você tivesse desconfiado das boas intenções do outro antes, concentre-se no agora e deixa o passado onde ele deve ficar.
Entenda que todos estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você.
É claro que ser desleal não é certo, contudo, lembre-se que todo ser humano está sujeito a cometer erros, inclusive você. Talvez não seja do seu feitio agir da mesma maneira que o outro, mas, talvez, possa vir a magoar terceiros de outras formas. Enxergar a situação sob essa ótica irá te ajudar a aceitar o ocorrido com um pouco mais de leveza e serenidade, e isso será bom para que se recupere e consiga voltar a confiar nas pessoas.
Depois de se perdoar e enxergar a pessoa que te decepcionou de uma forma mais humana, faça o possível para perdoá-la, pois esse é um passo importante para que possa seguir em frente. Lembrando que não significa, necessariamente, que irá aceitá-la de volta em sua vida, e sim que irá se libertar das mágoas em relação a ela. Manter todo esse ressentimento em seu coração fará mal apenas para você, liberte-se.
A experiência que viveu no passado não deve ser motivo para que deixe de confiar nas outras pessoas, contudo, ela pode servir como aprendizado para que tenha mais cautela. A confiança deve ser construída aos poucos, através da convivência, desse modo, evite se entregar de cabeça a uma nova amizade ou relacionamento amoroso logo no início. Se permita conhecer o outro e dar pequenos votos de confiança, assim, poderá dar um passo de cada vez e minimizar as chances de se decepcionar novamente.